Planetário
O Planetário tem como missão difundir a Astronomia e as Ciências Afins, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor na Cidade do Rio de Janeiro.
Observar a Lua e os planetas com microscópios, assistir filmes sobre Astronomia em grandes cúpulas e simular seu peso em outros astros são só algumas atrações oferecidas no Planetário.
planeta.rio
Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro
Museu Histórico da Cidade
O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro/MHCRJ foi criado como reflexo da expansão dos museus no século XIX e suas origens estão ligadas ao princípio da República no Brasil e ao papel de centro político que o Rio de Janeiro representava nesse contexto.
O MHCRJ sempre mostrou uma tendência a manter-se nos limites de seu objeto: a cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, seu vasto acervo documental, arquivístico e museológico, com cerca de 24.000 peças, que significa um importante registro sobre a cidade do Rio de Janeiro e que abrange diferentes categorias, apresenta caráter nacional. Nele encontram-se também obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antônio Parreiras, Armando Vianna, Augusto Malta e Marc Ferrez, além dos acervos dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto, Carlos Sampaio e César Maia.
O ingresso ao museu é gratuito.
Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea
Museu do Meio Ambiente
Primeiro da América Latina dedicado integralmente à temática socioambiental, o Museu do Meio Ambiente é um espaço pioneiro de exposições, programas educativo e de debates voltados para a participação ativa e a construção conjunta de conhecimento da sociedade.
O Museu do Meio Ambiente é subordinado à Presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, autarquia pública federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e referência internacional na produção científica. Com um público de cerca de 600 mil visitantes por ano, o Jardim Botânico é dos espaços de lazer e cultura mais queridos dos cariocas. Inaugurado em julho de 2008, ano da comemoração do bicentenário do Jardim Botânico, o Museu do Meio Ambiente passou por uma reforma geral entre 2010 e 2012 e reabre em modernas instalações, aptas a receber exposições de alto nível e a oferecer excelentes condições para a visitação.
Entrada Franca
Rua Jardim Botânico, 1008
Museu do Índio
O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros.
A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 17 mil 981 peças etnográficas e 15 mil 121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins. Os diversos Serviços do Museu do Índio são responsáveis pelo tratamento técnico de 833.221 registros textuais, que datam a partir do Século XIX, e de ampla e diversificada documentação audiovisual, em sua maioria produzida pelos próprios índios. Esta abrange 163.553 fotos, 599 filmes e vídeos, 1.295 áudios e 771 horas gravadas.
Entrada Gratuita
museudoindio.gov.br
Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo
Museu de Ciências da Terra
A criação do Museu de Ciências da Terra ocorreu em 1907. O prédio, atualmente em obras, está situado no bairro da Urca, a poucos metros do Pão de Açúcar, importante corredor cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro, em um imponente prédio de estilo neoclássico tardio tombado.
Seu valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados. Na biblioteca contém em torno de 100 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências. Há ainda uma linda biblioteca infantil. Nestes espaços são desenvolvidos oficinas e atividades educativas e culturais, proporcionando interação e entretenimento para o público.
Entrada Gratuita
mcter.cprm.gov.br
Av. Pasteur, 404 – Urca
Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras. Sua atuação se dá sobre o tripé arte-educação-cultura.
Ao longo de sua história, o MAM Rio realizou exposições que até hoje marcam as expressões e linguagens das artes e da cultura, tendo abrigado movimentos que transformaram o país. Sua Cinemateca, com audiovisuais em todos os formatos e sala de exibição, configura-se importante polo de documentação e fruição fílmica.
Sua construção representa um marco da arquitetura, resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.
mam.rio
Av Infante Dom Henrique, 85 Parque do Flamengo
Museu da República
O Museu da República está instalado no antigo Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867.
Os visitantes podem conhecer os jardins do palácio que possuem 250 metros de extensão e, conta ainda, com um lago artificial, três pontes rústicas, uma cascata, gruta e esculturas.
Objetos dos presidentes do Brasil, obras de arte e mobiliário também fazem parte do acervo do Museu.
O quarto do presidente Getúlio Vargas é o destaque da visitação, no terceiro andar do prédio. O Museu ainda conta com brinquedoteca, biblioteca, cinema, livraria, loja e restaurante abertos ao público.
Gratuito às quartas e domingos
museudarepublica.museus.gov.br
Rua do Catete, 153 – Glória
Instituto Oi Futuro
O Oi Futuro promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O Instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
O espaço interativo abriga histórias de mais de 140 anos em um acervo com mais de 100 mil peças, exibido de forma lúdica e pioneira no Brasil.
Entrada Gratuita
oifuturo.org.br
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia. Notabiliza-se também por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros.
Em 1999, a casa no bairro da Gávea onde viveram Walther Moreira Salles e sua família tornou-se a sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. Apresenta exposições, filmes e shows, além de abrigar os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, é um atrativo para os visitantes.
Entrada gratuita
ims.com.br
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Forte Duque de Caxias
O Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme, foi originalmente construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português.
Ele antes era chamado de Forte do Vigia ou da Espia porque não possuía artilharia e servia para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro.
A área de proteção ambiental do Leme, aberta à visitação pública, pertence ao forte, de onde pode-se observar diversos atrativos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana.
Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n – Leme
Forte de Copacabana
O museu atua na preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro. Localizado no histórico Forte de Copacabana, construção do final do século XIX que servia ao sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro e de seu porto, palco de eventos que hoje fazem parte da História do Brasil.
O visitante pode conhecer a Fortificação, projeto único na América do Sul, em forma de casamata na qual era possível permanecer durante longo período sem auxílio externo.
Conta ainda com:
Confeitaria Colombo
Café 18 do Forte
Arte e Rio: Souvenir Store
Entrada gratuita às terças
Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana
Espaço Furnas Cultural
Inaugurado em 2003, o Espaço FURNAS Cultural é constituído pelo Espaço de Convivência Herbert de Souza, por duas galerias: uma ocupando o hall inferior e outra, o superior, que acolhem exposições de fotografia, escultura, pintura, instalação, intervenção e novas tecnologias, e pelo auditório com 170 lugares.
O acesso gratuito aos shows musicais e espetáculos teatrais é feito mediante retirada de senha, uma hora antes dos espetáculos.
Entrada Gratuita
Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro.
Suas atividades produziram um acervo museológico de aproximadamente 17 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.
O Museu de Folclore Edison Carneiro, criado em 1968, soma hoje cerca de 17 mil objetos, que alimentam tanto a exposição de longa duração, “Os objetos e suas narrativas”, quanto as exposições temporárias da Galeria Mestre Vitalino, atualmente fechada para obras.
Ingresso: Gratuito
cnfcp.gov.br
Rua do Catete, 179, Catete
Casa Roberto Marinho
A casa do Cosme Velho começou a ser construída em 1939 pelo engenheiro César Melo Cunha, assistente do renomado arquiteto Joseph Gire que também foi responsável pelos projetos do Copacabana Palace e Palácio Laranjeiras.
Inspirada no antigo Solar de Megaípe, uma icônica fazenda de Pernambuco do século XVII, a casa foi por cerca de 60 anos palco de eventos de música, literatura, artes plásticas e teatro.
casarobertomarinho.org.br
R. Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Casa Museu Eva Klabin
A Casa Museu Eva Klabin abriga a coleção reunida por Eva Klabin (1903-1991), um dos mais importantes acervos de arte clássica dos museus brasileiros, contando com mais de duas mil peças que cobrem um arco de tempo de quase 50 séculos, do Egito Antigo ao Impressionismo. A coleção está em exposição permanente e aberta ao público na casa-museu instalada na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos e abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa.
evaklabin.org.br
Av. Epitácio Pessoa, 2.480 – Lagoa
Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa preserva e difunde a memória de uma das mais importantes personalidades de seu tempo, Ruy Barbosa de Oliveira, “O Águia de Haia”.
Desde sua criação, em 1966, a fundação promove o fomento à pesquisa inspirada na memória e no peso da produção intelectual de seu patrono.
O jardim da Casa de Rui Barbosa, em estilo romântico, é um monumento de interesse público do ponto de vista histórico e artístico.
Entrada franca aos domingos / Estacionamento gratuito
casaruibarbosa.gov.br
Rua São Clemente 134 – Botafogo
Casa de Cultura Laura Alvim
A Casa iniciou suas atividades em 1986 como espaço multicultural com um teatro, um cinema, um auditório para palestras, uma galeria de arte destinada a exposições, lançamentos de livros e disco, e três salas de aula para cursos da área artística e cultural.
Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Centro Cultural Arte Sesc
A Mansão Figner, exemplo arquitetônico do século XX, abriga o Centro Cultural Arte-Sesc e o restaurante Bistrô do Senac.
A programação da casa prestigia eventos já reconhecidos, além dos de cunho experimental, incentivando o surgimento de novos valores artísticos, circulação de novas ideias e tendências como mostras temáticas de produções de longa e curta-metragem, leituras dramatizadas de novos talentos, projetos de música clássica e MPB, lançamentos de livros.
sescrio.org.br
Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo
Galeria de Arte Anita Schwartz
Anita Schwartz inaugurou a galeria que leva seu nome em 1998 e já participa do cenário artístico brasileiro há 25 anos.
O espaço com aproximadamente 700 m² de área distribuídos em três andares possui um salão principal, com 140 m² e pé direito de 6,8 m, planejado para receber mostras de grandes proporções. No segundo andar, uma sala de exposições de 96 m² e um terraço com um container destinado a vídeo instalações, que comporta 20 espectadores.
Entrada Gratuita
anitaschwartz.com.br
Rua José Roberto Macedo Soares, 30 Gávea
Monumento aos Pracinhas
O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial faz parte do conjunto paisagístico do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque do Flamengo), ambos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, em 28 de julho de 1965.
O Monumento aos Pracinhas presta homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália.
Em 1960, seus restos mortais foram transladados da Itália para o Brasil e depositados no mausoléu construído no subsolo do monumento.
No espaço expositivo encontram-se alguns dos objetos usados pelos pracinhas nas operações de guerra, assim como o relato da campanha da FEB na Europa e os aspectos da vida e da luta no mar.
Entrada, estacionamento e bicicletário gratuitos.
Av. Infante Dom Henrique, 75 Glória
Discussion about this post