Médio Paraíba

Atrativos da APA da Serrinha do Alambari

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari está situada no município de Resende, RJ, na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira, a oeste da estrada para Visconde de Mauá (RJ-163). Ela abrange as comunidades da Serrinha e da Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos Rios Alambari e Pirapitinga.

Esta localidade conta com excelente condição de preservação de seu ecossistema, fortalecendo sua vocação para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e a prática de esportes ao ar livre. Nela está localizada uma importante criação de trutas e o camping de montanha mais bonito do Brasil.

Confira os atrativos:

Trutas da Serrinha

A criação de trutas da Serrinha iniciou suas atividades em 1984, dedicando-se à criação comercial da truta Arco-Íris. Possui 09 tanques de criação e 01 destinado à pesca esportiva, além de 04 lagos de decantação, totalizando 1500 metros quadrados de área inundada. Conta ainda com laboratório de desova, incubação e larvicultura, setor de alevinagem, depósito de ração, abatedouro e câmara frigorífica. O trutário está aberto para visitação nos finais de semana e feriados.

Alameda dos Oitís, 21 – Serrinha do Alambari, Resende – RJ
Tel: (24) 3381-7141
Site: trutasdaserrinha.com.br

Cervejaria Artesanal Elbers Bier

A Elbers Bier é uma pequena fábrica de cerveja artesanal e atualmente conta com quatro tipos de cervejas. A Elbers foi inspirada em um antigo projeto dos anos 1990, quando surgiu na região serrana de Visconde de Mauá a primeira cerveja artesanal da região da Mantiqueira. A pequena escala de produção permite que se respeite os prazos de fermentação e maturação para se obter sabores frutados e complexos, que são característicos das cepas belgas. A Serrinha reúne, além da qualidade da água, condições de temperatura ideal para a fermentação natural das leveduras usadas para a fabricação das cervejas. A cervejaria está aberta a visitação mediante a agendamento prévio ou em feriados prolongados.

Estrada das Trutas S/N – Serrinha do Alambari, Resende – RJ
Tel: (24) 98112-7602
Site elbers.com.br

Cachoeiras do Rio Pirapitinga

Formada pelo rio Pirapitinga, o atrativo apresenta 06 pequenas quedas d´água formando a seguir piscinas naturais e corredeiras. Suas águas são cristalinas e frias. A vegetação em torno é densa e variada.

As piscinas naturais estão localizadas dentro da área do Camping Clube do Brasil (CCB) e são elas: Poço Bananal, Poço Champanhe, Duchinha, Poço da Sauna, Poço de Cima e Poço Dourado. O camping cobra taxa de visitação.

Cachoeiras do Rio Santo Antônio

O Rio Santo Antônio nos encanta devido ao espetáculo de suas águas azuis-esverdeadas e das rochas que vão do cinza chumbo ao salmão e amarelo. O relevo acidentado e a profundidade das gargantas, por onde o rio desce encachoeirado, protegeram este manancial dos desmatamentos ocorridos durante os ciclos do café e da pecuária. As principais piscinas naturais localizadas neste rio são: Poço do Céu, Poço Dinossauro, Poço da Coruja, Pinguela e Poço das Esmeraldas (os três últimos estão localizados no Camping Clube do Brasil). O camping cobra taxa de visitação.

Igreja São Judas Tadeu

Os donos do Top Club Agulhas Negras, Marcelo Lustrosa de Andrade e sua esposa Aidêe Mesquita de Andrade, por serem devotos de São Judas Tadeu, resolveram doar o terreno e a construção da Capela de São Judas Tadeu. A Capela foi erguida com ajuda dos funcionários do Top Clube e inaugurada em 1972. Em 1979 iniciaram as festividades em honra a São Judas Tadeu, no mês de outubro. Para isso, foi construído um salão ao lado da Capela.

Igreja São Sebastião

Segundo alguns moradores, a Capela teve sua origem numa cruz, a qual foi fixada no local, onde morreu um homem afogado no riacho que passa atrás da Capela. Com o passar do tempo, a cruz se transformou numa pequena casa de oração. Posteriormente, se transformou numa capela, onde, na década de 1940, a comunidade fazia seus festejos anuais em 03 de maio, dia dedicado a cruz. Tendo em vista o crescimento da Capela, as pessoas foram levando os santos para lá. Com isso, São Sebastião acabou sendo o seu padroeiro.

Pedra Sonora

Tombado pelo patrimônio natural de Resende, conta a lenda que quem bater na pedra e ouvir seu ronco, fica livre de morrer de desastre.

De origem indígena, a lenda conta que há muitos anos, naquele local, aconteceu um milagre: os índios Coroados disputavam com os índios locais, os Puris, a posse das terras. Certo dia um chefe Puri, fazendo reconhecimento do local, recebeu uma flechada no pescoço. Impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto a pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado. Curiosos com o ruído que ouviram, não tardaram seus companheiros a chegar ao local, a tempo de salvalo. Desde então, nenhum índio saiu para caça, pesca ou guerra, sem antes passar pela pedra, bater e pedir proteção contra um possível desastre.