Parque Natural do Marapendi
Com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens naturais, o Parque Marapendi resguarda os ecossistemas nativos de restinga e manguezal. O local foi criado em 1978 com o objetivo de se tornar um espaço de recreação e lazer ao ar livre, além de um ambiente de preservação ambiental.
Entre as espécies encontradas na região, destacam-se árvores centenárias, como jacarandás e pinheiros do Paraná, e animais, como o tucano-de-bico-preto e o bicho-preguiça.
Visitação gratuita
Av. Alfredo Baltazar da Silveira – Recreio dos Bandeirantes
Parque Natural Municipal da Prainha
Abriga fauna e flora muito diversificadas, representadas por vários grupos, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Encontram-se mamíferos como:gato-do-mato, cachorro-do-mato, mão pelada, gambá, cuícas, mico estrela,coelho do mato, paca e roedores. A classe das aves apresenta dezenas de espécies como periquitos, maitacas, colibris, corujas, rolinhas, bem-te-vis, gaviões, entre outras. Destacam-se as serpentes como jararaca, jararacuçu, cobra-cipó e a caninana. Também se pode observar grande variedade de lagartos.
O parque possui centro de visitantes, mirante e trilhas ecológicas, bem como um sistema de produção de energia renovável sustentável através de energia solar.
Visitação gratuita
Avenida Estado da Guanabara, s/nº Grumari
Parque Natural Municipal Chico Mendes
O parque oferece, nos seus 44 hectares de vegetação de restinga: nove trilhas em quase 5 km, todas sinalizadas, um deck que se estende na Lagoinha, permite ao visitante ficar mais próximo, e observar os jacarés, que são os símbolos do parque. Os animais mais observados são os jacarés do papo amarelo, capivaras, preguiças, aves como garça branca, socó, frango d’água, biguá, diversos passarinhos tipo tiê- sangue, sabiá, andorinhas, sairás, entre outros.
Visitação gratuita
Av. Jarbas de Carvalho 679, Recreio
Parque Natural Municipal Bosque da Barra
O parque foi criado visando a preservação ambiental, especialmente da vegetação de restinga, da paisagem natural e da fauna local.
A grande variedade de fauna torna o local ideal para a observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque. As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas. As grandes áreas gramadas são ideais para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas. O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica.
Visitação gratuita
Parque Estadual da Pedra Branca
Localizado na Zona Oeste da cidade, é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, e possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica. O maciço circunda os bairros de Guaratiba, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Campo Grande.
parquesestaduais.inea.rj.gov.br/inea/pepb_s.php
Estrada Pau da Fome, 4003 – Taquara
Ilha da Gigóia
A Ilha da Gigóia, parte de um acanhado arquipélago, vive uma rotina alheia do resto do município. Com a mesma calmaria dos barcos que transitam entre as avenidas do asfalto e pequenas alamedas, seus três mil moradores desfrutam de um lugar com clima de cidade pequena, em um ambiente familiar, criativo e intimista.
O local é como um pequeno vilarejo, com pousadas, mercadinhos, bares e restaurantes.
Os barqueiros costumam cobrar R$ 5 pelo trecho e você também pode pagar em torno de R$ 25 pra dar um passeio completo pelos arredores. Pra voltar, é só ir até um dos decks da Ilha da Gigóia e esperar um barco para o retorno.
Além de bons restaurantes e bares para um almoço ou happy hour, com visual de tirar o fôlego, a Ilha da Gigóia ainda é palco de shows de artistas independentes.
O acesso aos barcos fica em uma rua entre a Unimed e o BarraPoint na Av. Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, próximo a estação do Metrô Jardim Oceânico.
Parque Natural Municipal da Freguesia
Com 310.000 mt² e muitas árvores, o Bosque da Freguesia é um enorme reduto de área verde preservada em Jacarepaguá, sendo um ótimo espaço de lazer para turistas e cariocas.
Esta área pertencia a uma antiga fazenda do século 18.
O Parque oferece 2,5 km de alamedas e trilhas que servem para corridas e caminhadas, quadra esportiva, parques infantil e diversos pontos de descanso.
Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão, s/nº
Discussion about this post