Praça da Baleia
Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo. A autoria é do artista plástico Roberto Sá, conhecido internacionalmente por suas esculturas hiper-realistas.
Da praça tem o acesso para o Mirante da Baleia.
Costazul, Rio das Ostras – RJ
Mirante da Lagoa Iriry
A Lagoa de Iriry, também conhecida como Lagoa da Coca Cola é conhecida pela sua água escura originada pela vegetação existente.
O mirante que possui o formato de uma torre, é todo feito em madeira e tem cerca de 20 metros de altura. Possibilita registrar lindas imagens da cidade.
Jardim Bela Vista, Rio das Ostras – RJ
Centro Ferroviário de Cultura
O Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira funciona na antiga Estação Ferroviária de Rocha Leão. Sua construção, utilizando mão de obra escrava, iniciou em 1877 e foi concluída em 1887. As paredes, em blocos de pedra bruta fixadas com estrume, mantêm até hoje o ar bucólico da época. A cobertura do prédio, com telhas francesas vindas de Marseille (França) foram preservadas.
Em 2006, uma revitalização foi realizada e todo o prédio ganhou novo visual com pintura externa em cores mais vivas. O Museu Ferroviário foi valorizado com nova iluminação e melhor disposição das peças pertencentes à antiga Leopoldina Railway.
Funciona: de ter a sáb de 9h às 12h e de 13h30 às 18h
Rua Waldenir Heringer, s/nº, Rocha Leão, Rio das Ostras, RJ
Tel: 22 2777-1333
Casa de Cultura Dr Bento Costa Jr
Construída no final do século XIX para abrigar material de pesca e mais tarde como depósito de sal, somente em meados de 1940 foi transformada em residência da família do médico Bento Costa Júnior. O imóvel, considerado uma das mais antigas construções de Rio das Ostras, guarda em seu interior histórias significativas de uma pequena vila de pescadores.
A avaliação oficial feita pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), considerou o espaço patrimônio histórico e cultural da cidade. O trabalho de restauração veio em seguida observando e mantendo seu estilo arquitetônico.
Em seu salão de exposições, totalmente reformado, com iluminação adequada, são realizadas exposições de artistas plásticos dos mais variados estilos.
Funciona: ter a sex de 9h às 18h, sáb de 12h às 17h
Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, Rio das Ostras – RJ
Tel: 22 2764-6350
Parque dos Pássaros
O Parque Natural Municipal dos Pássaros tem o objetivo de preservar um conjunto de áreas que servem de abrigo para a reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção. Nele, os visitantes podem observar os pássaros, outras espécies e a vegetação característica da restinga, ao percorrer suas trilhas ecológicas.
O Parque também conta com um dos maiores viveiros conservacionistas do Brasil. Com um volume de 48 mil m³, contém réplicas de ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica e abriga aves da região Sudeste do Brasil.
R. Petrópolis, s/nº, Jardim Mariléa, Rio das Ostras – RJ
Tel.: 22 2771-6420 / 2771-6421
Poço de Pedras
Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras.
Registros históricos indicam que o poço era utilizado pelos antigos navegadores que cruzavam a Baía Formosa e aportavam no cais do morro do Limão (atual Iate Clube) para que a tripulação pudesse ter água potável.
Na década de 90, após as obras de calçamento da orla da Praia do Centro, o Poço de Pedras foi demolido. No ano de 2000, após o trabalho de busca de registro fotográfico antigo da cidade realizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, foi totalmente reconstruído pela Prefeitura e passou a ser ponto constante de visitação de turistas.
Calçadão da Praia do Centro, em frente à praça José Pereira Câmara
Museu Arqueológico Sambaqui da tarioba
Inaugurado em 1998, o museu é um dos únicos “in situ” do Brasil. Aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), em reconstituição da pré-história da região.
Possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre 4 mil anos.
Horários: de ter a sex de 9h às 18h, sáb de 12h às 17h
R. Bento Costa Jr., 70 – Centro, Rio das Ostras – RJ
Tel 22 2764-6350
Pier de Costa Azul
O píer avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço.
Ideal para aproveitar o nascer do sol e admirar toda orla da praia de Costazul vista por um ângulo privilegiado. É parada obrigatória para quem quer fotografar as belezas naturais da cidade.
A Costazul tem área de lazer com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de restinga preservada.
Costa Azul, Rio das Ostras – RJ
Praia do Centro
A Praia do Centro é uma ótima opção para todas as idades. Com um mar azul esverdeado e areia dourada, atrai diversos turistas durante a alta temporada, por conta de sua beleza e agitação.
Possui várias árvores, além do farto comércio e infraestrutura, como quiosques, bares e restaurantes.
É da praia do Centro que saem os passeios de escuna.
Praia da Boca da Barra
Praia da foz do rio das Ostras, onde as águas se encontram num espetáculo diferente. Própria para crianças. Conta com infra estrutura de quiosques e restaurantes.
Praia da Joana
A Praia da Joana é de uma beleza exuberante. Situada entre dois costões, possui mar azul tranquilo, ótimo para crianças, além de uma faixa de areia dourada.
Em sua extensão encontramos ainda muitas árvores, dentre elas amendoeiras, que costumam servir de sombra para os visitantes.
Apesar de possuir pequena infraestrutura, contando com poucos quiosques, é uma praia bastante procurada por sua beleza e tranquilidade.
Praia das Areias Negras
A Praia das Areias Negras é conhecida por ser uma das menores da região, o que a caracteriza como um pequeno recanto de Rio das Ostras.
O nome é devido à coloração mais escura da areia, com grande quantidade de monazita. Conta com pequenas piscinas naturais, próprias para o banho.
Praia das Tartarugas
A Praia das Tartarugas tem águas calmas e quentes, mas com o recente avanço do mar, teve sua faixa de areia reduzida.
Localizada em uma pequena enseada, recebe este nome pela incidência de tartarugas no local.
Praia de Itapebussus
Com 2km de extensão, fica bem próxima a Lagoa de Itapebussus. A praia possui águas cristalinas e quentes.
A dica na Praia de Itapebussus é fazer um mergulho e observar a beleza submarina da região, que inclui até cavalos marinhos.
Praia de Mar do Norte
Localizada aproximadamente a 15km do centro de Rio das Ostras, a Praia do Mar do Norte é uma das maiores da região.
Com um mar azul levemente agitado, areia fofa, seus maiores frequentadores são moradores e praticantes de mergulho e pesca, que encontram grande variedade de peixes no local.
Praia do Bosque
Cercada por uma grande quantidade de árvores, a Praia do Bosque é um dos recantos naturais de Rio das Ostras.
Com um mar calmo de águas cristalinas, possui uma espaçosa faixa de areia, que comporta os diversos turistas que visitam o lugar. A praia dispõe de boa infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes. Está situada entre as praias do Centro e da Tartaruga
Praia do Cemitério
Praia de enseada perfeita para banho, pertinho do Centro da cidade. Local onde os pequenos barcos de pesca e redes compõem a paisagem. É de lá se você pode ter uma das melhores vistas do pôr do sol de Rio das Ostras e região.
Praia do Remanso
Com 200 metros de extensão, localiza-se no bairro de Costazul, perto da Praça da Baleia e da Tocolândia. A Praia do Remanso é formada por águas mornas e cristalinas, areias amareladas, e é cercada por rochedos que às vezes formam pequenas lagoas.
Para as crianças não há praia melhor, é bastante tranquila para dar um mergulho.
Praia Virgem
Uma das menos frequentadas na cidade, a Praia Virgem é o destino perfeito para aqueles que desejam se isolar do mundo e descansar. Com uma bela paisagem, grande faixa de areia dourada e mar azul agitado, apesar do fácil acesso é pouco visitada. A beleza desta praia quase deserta é de se admirar, além da tranquilidade explícita.
Discussion about this post