Região dos Lagos

As Melhores Praias de Arraial do Cabo

Entre as praias de Arraial do Cabo está a do Farol, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Nos arredores do Centro, o turista encontra ainda a paradisíaca praia do Pontal do Atalaia e a movimentada Prainha, além de Brava e Grande, as preferidas dos surfistas.

Prainha

O mar com cor de Caribe da Prainha dá boas-vindas aos viajantes que chegam em Arraial do Cabo. Difícil não desviar o olhar do volante para curtir o maravilhoso visual da primeira praia a ser vista pelos turistas que visitam Arraial do Cabo.

A pequena enseada, localizada entre os morros do Mirante e do Forno, oferece mar colorido e calmo, areia fina e muito agito! Por ser excelente para banho e ter o acesso muito fácil, a Prainha atrai um grande número de frequentadores, especialmente nos finais de semana.

Praia dos Anjos

É o ponto de partida dos passeios de barco e oferece estrutura de comércio. Do canto esquerdo parte a trilha que leva à praia do Forno. Fica a um quilômetro do Centro.

Foi na areia da Praia dos Anjos que Américo Vespúcio aportou em 1503 para dar início à colonização da região. Ali foi erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a primeira missa fechada do Brasil. A igreja permanece no local até hoje e divide espaço com um grande número de turistas que seguem para os passeios de barco, para a trilha do Forno e para os bares e restaurantes locais.

Pontal do Atalaia

A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia parece levar ao paraíso, do alto do morro, o que se vê é um cenário paradisíaco. Difícil não ficar hipnotizado pela vista no topo da escada, de onde se vê a areia branca, o mar colorido e o verde ainda preservado na vizinha Ilha do Farol. A descida é íngreme e são muitos degraus. Nada que uma paradinha para as fotos não ajude.

A areia é branquinha e muito fina, cercada por rochas e pelo verde da vegetação. Há uma duna no centro da praia que oferece um lindo mirante, além das escadarias que dão acesso às raras construções ao redor. O espaço de areia mais próximo ao ponto de descida dos frequentadores é também o mais cheio. No canto direito da praia, uma pequena gruta, conhecida como Gruta do Amor, faz a felicidade de quem busca um belo cenário para fotos. A abertura da gruta permite lindas imagens, com o mar de Arraial ao fundo.

Praia Grande

A Praia Grande faz parte de uma faixa de areia quase sem fim que vai até Saquarema e Maricá, são 40 km no total. Suas ondas fortes costumam atrair surfistas, já que ela é voltada para o mar aberto.

As dunas marcam presença na Praia Grande e há opções de quiosques e bares nas proximidades de seu cantão esquerdo, o mais urbanizado e próximo do Centro.

Praia do Pontal

A praia tem uma faixa de areia a perder de vista, e ela é branca e fina, o mar é bem azul, muito limpo e mais gelado que as praias de mar fechado de Arraial.

A Ilha do Pontal fica logo a frente de quem contempla o mar e pode ser rodeada em passeio de caiaque.

Praia do Forno

Uma enseada de águas cristalinas inserida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa acessível apenas através de trilha ou de barco: assim é o cenário paradisíaco da Praia do Forno.

Por ser acessada somente de trilha ou de barco, ela ainda se mantém razoavelmente intocada e sossegada, embora em momentos de alta temporada receba grande influxo de turistas.

Antes de tudo é preciso chegar na Praia dos Anjos, que fica a apenas 2 km do centro da cidade. Lá, o turista escolhe entre contratar um barco ou percorrer a trilha, mas não se assuste, ela é tranquila e não dura muito mais que 20 minutos, embora seja um pouco íngreme na subida. E no caminho há o mirante com uma das mais belas vistas do litoral brasileiro.

Praia Brava

Esta é uma das praias mais difíceis de ser visitada em Arraial do Cabo, o seu acesso é limitado a apenas uma trilha. O ideal para descer até a faixa de areia da Praia Brava é que o tempo esteja estável e sem chuva, a trilha tem início no topo do Pontal do Atalaia e não é aconselhável percorrê-la em dias de mau tempo. Alguns degraus foram construídos para facilitar o acesso. A depender da época do ano e do horário no dia, a maré encobre a faixa de areia da praia que tem apenas 200 metros de extensão, e ela chega a desaparecer. Não é aconselhável para crianças nem idosos.

Ela está entre as prediletas de surfistas da região, é muito bem preservada e quase sempre vazia. Ótima para quem quer fugir de qualquer sinal de civilização. O pôr do sol por lá é um dos mais belos da cidade.

Praia do Farol

A Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos. Ela ganhou fama especialmente por ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

A Praia do Farol é quase mítica. Por ser área de proteção da Marinha do Brasil, a praia tem acesso limitado.

O passeio que leva à Praia do Farol parte da Praia dos Anjos e tem custo médio de R$ 60. O trajeto inclui também as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Forno.