Museu Nacional de Belas Artes
No centro histórico do Rio de Janeiro, a construção projetada para sediar o Museu Nacional de Belas Artes foi feita durante a reforma urbana do prefeito Pereira Passos. O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1973 possui galerias que contam a história das artes plásticas no Brasil desde o seu início até a contemporaneidade.
O Museu é a instituição que concentra a maior e mais completa coleção de arte brasileira do século XIX e, possui um acervo de 70 mil itens entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos, livros e documentos.
Grátis aos domingos
gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba
Avenida Rio Branco, 199 – Centro
Paço Imperial
Com a chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império.
Após a Proclamação da República, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é um dos marcos da história cultural da cidade.
Desde 1985, o Paço Imperial é um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, e oferece exposições incríveis durante todo ano com entrada franca.
amigosdopacoimperial.org.br
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro
Parque das Ruínas
As Ruínas do antigo palacete, integradas às estruturas de ferro e vidro projetadas para sediar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, tratam do tempo, do glamour, da sofisticação e da cultura.
Neste mesmo endereço morou uma das maiores mecenas das artes da cidade do Rio de Janeiro, Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales.
A residência, ponto de encontro do modernismo brasileiro, foi o cenário dos inúmeros saraus promovidos por Laurinda e frequentados por artistas nacionais e internacionais como Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan.
instagram.com/parquedasruinasoficial
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Real Gabinete Português de Leitura
Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.
Atualmente, o Real Gabinete Português de Leitura figura na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo uma seleção feita pela revista Time.
Entrada Franca
realgabinete.com.br
Rua Luís de Camões, 30 Centro
Mosteiro de São Bento
Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém-fundada cidade de São Sebastião.
Em pleno centro da grande metrópole, conserva-se como um lugar de silêncio e oração. A visita é restrita à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa ao Mosteiro. Detalhes como o portão em ferro art nouveau e os altares em jacarandá cobertos por ouro são impressionantes.
mosteirodesaobentorio.org.br
Rua Dom Gerardo, 68 – Centro
Ilha Fiscal
Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado.
Os guias especializados que acompanham os grupos de visita, além de mostrarem os salões, o torreão e as exposições permanentes do espaço, explicam um pouco das contribuições da Marinha ao desenvolvimento do país. O passeio até à Ilha é realizado com a escuna Nogueira da Gama e dura cerca de 10 minutos, em caso de mau tempo o trajeto é feito de van. Você ainda pode conhecer o Navio Bauru que participou da Segunda Guerra Mundial atracado no píer, assim como o Submarino Riachuelo.
marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal
Avenida Alfred Agache, s/n Centro
Bonde de Santa Teresa
Os famosos bondes de Santa Teresa, que ligam o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa, não são apenas um meio de transporte real para moradores do bairro ou mesmo turistas que querem visitar o local. São uma atração da cidade, fazem parte do cenário local e tornaram-se, inclusive, cartão-postal.
Poucos lugares conseguem representar tanto a essência do Rio quanto Santa Teresa. Ali tem história, gastronomia, boemia, cultura, natureza. E, tudo isso, com uma das vistas mais privilegiadas da cidade.
bondesdesantateresa.rj.gov.br
R. Lélio Gama, 2 – Centro
Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.
Entrada Gratuita
gov.br/bn/pt-br
Avenida Rio Branco, 219 – Centro
Theatro Municipal
Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. Na última reforma, foram encontradas onde preciosidades como um grande painel original do italiano Eliseu Visconti foram resgatadas. Importantes áreas do Theatro foram restauradas, com destaque para a imponente águia de 350kg que enfeita o topo da construção, que recebeu 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento.
theatromunicipal.rj.gov.br
Praça Floriano, s/n – Centro
Espaço Cultural da Marinha
O Espaço Cultural da Marinha integra o Complexo Cultural da Marinha formado por um circuito de museus e de exposições.
A proposta é a de um embarque pela história do Brasil e da navegação. O ponto de partida tem início logo na entrada do Espaço Cultural onde está exposta a Galeota D. João VI, construída em Salvador, no ano de 1808, e que esteve em uso até o início do período republicano.
A viagem continua a bordo do Submarino- Museu Riachuelo, do Navio- Museu Bauru e da Nau dos Descobrimentos, atracados ao cais do Espaço Cultural. Em seu pátio, podemos conhecer também o Helicóptero Museu.
marinha.mil.br/dphdm/espaco-cultural-da-marinha
Av. Alfred Agache – Centro
Discussion about this post