Paço Imperial
Com a chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império.
Após a Proclamação da República, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é um dos marcos da história cultural da cidade.
Desde 1985, o Paço Imperial é um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, e oferece exposições incríveis durante todo ano com entrada franca.
amigosdopacoimperial.org.br
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro
Museu Nacional de Belas Artes
No centro histórico do Rio de Janeiro, a construção projetada para sediar o Museu Nacional de Belas Artes foi feita durante a reforma urbana do prefeito Pereira Passos. O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1973 possui galerias que contam a história das artes plásticas no Brasil desde o seu início até a contemporaneidade.
O Museu é a instituição que concentra a maior e mais completa coleção de arte brasileira do século XIX e, possui um acervo de 70 mil itens entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos, livros e documentos.
Grátis aos domingos
gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba
Avenida Rio Branco, 199 – Centro
Museu Light da Energia
O Museu Light é um espaço para aprender e se divertir, com entrada gratuita, oferece diversos circuitos de visitação e atividades educativas.
museulight.com.br
Av. Mal. Floriano, 168 – Centro
Museu Histórico Nacional
O Museu Histórico Nacional mantém, em 9.000m² de área aberta ao público, galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias, entre as quais exemplares de Juan Gutierrez, Augusto Malta e Marc Ferrez.
mhn.museus.gov.br
Praça Marechal Ancora, s/n° – Centro
Museu Histórico e Diplomático
Situado no interior do belo Palácio Itamaraty, o Museu Histórico e Diplomático (MHD) reúne um precioso acervo referente à história diplomática do Brasil. Construção oitocentista, o Palácio do Itamaraty já foi residência do Conde de Itamaraty (até 1889), palácio presidencial (até 1897) e sede do Ministério das Relações Exteriores (até 1970). O Museu foi fundado em 1955 e funcionou em várias salas, até sua reorganização ocupar grande parte do Palácio.
Entrada Gratuita
Av Marechal Floriano, 196, Centro
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?
museudoamanha.org.br
Praça Mauá, 1 – Centro
Museu de Arte do Rio
O MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados. O antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista.
O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar.
museudeartedorio.org.br
Praça Mauá, 5 – Centro
Museu da Fazenda Federal
Planejado para funcionar na sobreloja do Edifício do Palácio da Fazenda no antigo Estado da Guanabara, hoje ocupa uma área de cerca de 700m² no 10º andar, ao lado do Salão Nobre e do Gabinete do Ministro.
A criação do Museu está interligada à própria história do MF, que remonta à época do Brasil Império. Surgiu com o objetivo de recolher, catalogar, classificar, guardar e expor ao público documentos, objetos e peças de importância histórica, ligados à administração fazendária do Brasil, existentes nos órgãos do Ministério da Fazenda ou a ele doados, com a finalidade de preservação desse patrimônio cultural.
Entrada Gratuita
Av. Presidente Antônio Carlos, 375 – Centro
Espaço Cultural da Marinha
O Espaço Cultural da Marinha integra o Complexo Cultural da Marinha formado por um circuito de museus e de exposições.
A proposta é a de um embarque pela história do Brasil e da navegação. O ponto de partida tem início logo na entrada do Espaço Cultural onde está exposta a Galeota D. João VI, construída em Salvador, no ano de 1808, e que esteve em uso até o início do período republicano.
A viagem continua a bordo do Submarino- Museu Riachuelo, do Navio- Museu Bauru e da Nau dos Descobrimentos, atracados ao cais do Espaço Cultural. Em seu pátio, podemos conhecer também o Helicóptero Museu.
Av. Alfred Agache – Centro
Espaço Cultural Correios
O Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca com formas variadas de expressão artística.
Entrada gratuita
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Centro Cultural Banco do Brasil
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. Na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016 da publicação inglesa The Art Newspaper, o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro ocupa a 26ª colocação com 2.216.880 visitantes, o CCBB de Brasília aparece no 59° lugar com 1.122.826 e o CCBB de São Paulo fica no 68° lugar com 965.929 visitantes.
Entrada gratuita
ccbb.com.br/rio-de-janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Casa França Brasil
A Casa França-Brasil é um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. Desde a sua inauguração em 1990, consolidou-se como um lugar privilegiado para a realização de exposições, performances e apresentações musicais.
A Casa é hoje um pólo de difusão de cultura e referência em arte contemporânea. São oferecidos cursos, seminários, ciclos de palestras, entre outros projetos, além da programação de exposições.
Entrada gratuita
casafrancabrasil.rj.gov.br
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Real Gabinete Português de Leitura
Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.
Atualmente, o Real Gabinete Português de Leitura figura na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo uma seleção feita pela revista Time.
Entrada Franca
realgabinete.com.br
Rua Luís de Camões, 30 Centro
CRAB
O CRAB é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado.
É formado por três edificações históricas que ficam na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.
Tombado pelo IPHAN e pelo INEPAC, o Solar Visconde do Rio Seco, maior prédio do conjunto arquitetônico do CRAB, se destaca pelo seu tamanho e imponência.
Um espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e em ativa conexão com os agentes do artesanato e o público geral no Brasil e no mundo.
Entrada Gratuita
facebook.com/CrabSebrae
Praça Tiradentes, 67 a 71 – Centro
Discussion about this post