Rio de Janeiro

10 Mirantes Incríveis e Grátis no Rio de Janeiro

Separamos alguns mirantes para você se deslumbrar com o Rio de Janeiro, e o melhor, sem gastar nada.

Mirante do Leblon
O Mirante permite uma bela vista da orla oceânica do bairro do Leblon,de Ipanema e das pedras do caminho que segue para São Conrado.

Oferece um local adequado para apreciar a natureza, descansar e degustar uma bebida gelada.

O Mirante fica localizado no final da praia do Leblon, no início da avenida Niemeyer.

Av. Niemeyer – Leblon

Mirante Penhasco Dois Irmãos
O parque localizado no Leblon foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares. Dos deques de madeira é possível avistar alguns dos mais importantes cartões-postais da cidade: Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema.

O mais recomendado a quem vai pela primeira vez é ir de carro, uma vez que tem espaço pra estacionar lá em cima.

Visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.
Rua Aperana, – Leblon, Rio de Janeiro

Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade, garantindo o título de um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro. De lá, é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o mirante está entre os bairros de Laranjeiras, Santa Teresa, Cosme Velho e Botafogo e o ponto mais alto do morro fica a 362 metros de altitude.

Ladeira dos Guararapes – Cosme Velho
Aberto Diariamente, das 8h às 17h

Mirante da Vista Chinesa
Construído no início do século XX em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil, o monumento da Vista Chinesa oferece um amplo panorama repleto de verde da Zona Sul carioca. A trilha tem fácil acesso e é totalmente pavimentada, levando ao mirante numa subida exigente, íngreme, mas que compensa com um dos picos mais bonitos da cidade!

Uma vez chegando ao mirante, a vista de lá é magnífica, proporcionando uma visão panorâmica da cidade. Pode-se ver algumas montanhas do Rio de Janeiro de um angulo que não estamos acostumados à ver, e com vistas diferentes da proporcionadas pelos mirantes do Corcovado e Pão de Açúcar. Mais que isto, podemos ver praticamente, na mesma moldura natural, as duas mais famosas montanhas do Rio de Janeiro lado à lado, no mesmo quadro que forma à nossa frente.

Estrada da Vista Chinesa, 1294 – Alto da Boa Vista

Mirante do Pasmado
O Mirante do Pasmado é cercado por uma linda vegetação com muitas árvores e flores avermelhadas que propiciam um clima super agradável.

Com vista privilegiada para a Enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar e o Corcovado.

Possuí estacionamento no local e funciona 24h.
O acesso é pela rua General Severiano em Botafogo, subindo a rampa na saída do túnel do Pasmado.

Mirante do Urubu
O Parque da Catacumba está em uma área que foi reflorestada na década de 70. Com quase 27 hectares, o parque possui uma grande diversidade de árvores, plantas e flores.

Uma trilha de 600 metros dá acesso ao mirante do Urubu, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freiras e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa
Terça a domingo, das 8h às 17h

Mirante do Joá
Do mirante do Joá é possível observar o morro Dois Irmãos, a praia de São Conrado, o elevado do Joá, a Pedra da Gávea e as ilhas Tijuca.

O mirante é bem pequeno, medindo apenas 40 mts² e conta com azulejos coloridos que dão um estilo todo especial. Cercado pela mata Atlântica, o mirante apresenta uma calmaria sem fim.

Estrada do Joá, 2360 – Joá

Mirante da Cascatinha
A Trilha para o Mirante da Cascatinha possui 1,2 km e fica no Parque Nacional da Tijuca. Apesar de não ser muito popular, a trilha garante contato com a natureza e uma vista lindíssima da mata fechada.

Os visitantes poderão admirar a bela vista dos morros do Conde, Andaraí Maior e Tijuca no deck de madeira.

Setor A – Parque Nacional da Tijuca

Rampa da Pedra Bonita
A trilha começa na Estrada da Pedra Bonita: para chegar, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas até encontrar uma placa indicando o início do trajeto. Há estacionamento e, no mesmo local, funciona a rampa de voo livre do Rio.

Estrada da Pedra Bonita, – São Conrado

Morro da Urca
Para os aventureiros que gostam de ser recompensados com uma fantástica vista após uma boa trilha, há os 1,5 quilômetros do trajeto que começa na Praia Vermelha, passa pela Pista Claudio Coutinho e termina no cume do Morro da Urca.

São 40 minutos alternados entre subidas íngremes e trechos planos que levam a um deslumbrante panorama da Baía de Guanabara – da Enseada de Botafogo ao Aterro do Flamengo -, passando pelas praias da Zona Sul até o Centro, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador e até parte de Niterói. A trilha é considerada leve e relativamente fácil.

A entrada da trilha do Morro da Urca fica na Pista Cláudio Coutinho (aberta diariamente das 7h às 18h), na Praia Vermelha, Urca.