Localizada a apenas 60km da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis tem atrações para todos os gostos.
A cidade foi residência de veraneio do imperador Dom Pedro II e boa parte da corte subia a serra fugindo do calor da capital do Brasil. Não é a toa que o local não só homenageou monarca em seu nome, mas também ganhou o apelido de Cidade Imperial.
Palácio Quitandinha
Foi construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul. O Palácio está localizado no bairro do Quitandinha, bem na entrada principal da cidade de Petrópolis. Uma curiosidade sobre o lago é que ele tem o formato do mapa América do Sul.
Em 2007, a parte administrativa do prédio – incluindo os diversos salões e áreas de lazer, com exceção dos apartamentos, que pertencem a particulares – foram adquiridos pelo SESC Rio, que passou a promover atrações culturais no local.
O suntuoso palacete de seis andares e 50.000 metros quadrados conta com pista de boliche, jardins tombados e lago onde é possível passear de pedalinho.
Com tantos detalhes para observar, é grande a chance de perder alguma atração. Para facilitar, o Sesc Quitandinha, responsável pela administração do palácio, organiza uma visita guiada.
Visita Livre: Terça a domingo e feriados, 9h30 às 17h.
Endereço: Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis
Telefone: (24) 2245-2020
Museu Imperial
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos.
Há objetos em exposição no Museu Imperial de Petrópolis que são de grande destaque, como: a coroa de Dom Pedro I, a coroa de Dom Pedro II, o último retrato pintado de Dom Pedro I, o famoso quadro Fala do Trono e caneta usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Aurea.
O Museu Imperial de Petrópolis ainda disponibiliza uma biblioteca com cerca de 50 mil volumes e uma coleção de 250 mil volumes de diversos outros documentos importantes para pesquisas científicas.
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h (Fechamento dos portões: 17h30)
Endereço: Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ
Tel: (24) 2233-0300
Site: museuimperial.museus.gov.br
Museu de Cera
O Museu de Cera de Petrópolis é o primeiro no Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, no qual personalidades nacionais e internacionais são retratadas com perfeição.
As esculturas exibidas no Museu de Cera são produzidas por estúdios americanos e ingleses. Elas retratam com perfeição a textura da pele, os fios de cabelo e até mesmo os olhos dos personagens. Todas foram produzidas em tamanho real.
O museu possui figuras de personagens, artistas, ou indivíduos renomados como Albert Einstein, Jack Sparrow, Batman, Mr. Bean, além de personagens históricos brasileiros como Ayrton Senna, Santos Dumont, Dom Pedro II, Pelé, Lula, entre outros.
Rua Barão do Amazonas, 35 – Centro, Petrópolis – RJ
Tel: (24) 2249-1595
Horários: Ter – Dom das 10h às 17h e aos Sáb das 10h às 18h
museudeceradepetropolis.com
Casa da Princesa Isabel
Residência oficial da Princesa Isabel e do Conde d’Eu até a Proclamação da República. Foi construída por volta de 1853 pelo seu primeiro proprietário, Barão de Pilar, e em 1874 alugada ao Conde d’Eu , que a adquiriu em 1876.
Nela nasceram os dois primeiros filhos da Princesa Isabel. Lá se encontrava D. Pedro II quando tomou conhecimento do movimento militar que instituiu a República.
Atualmente é sede da Cia Imobiliária de Petrópolis, onde também funciona o Antiquário da Princesa, ambos de propriedade da Família Imperial.
Endereço: Av. Koeller, 42 – Centro, Petrópolis – RJ
Visitação: seg – 09h às 20h / ter – 09h às 20h / qui – 09h às 20h / sex – 09h às 20h
Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro, vinculado ao Museu da República/Ibram, integra o Percurso da Memória da cidade de Petrópolis. No andar térreo, o trabalho de restauração revelou a decoração original do piso de madeira: os pés de café, símbolo da riqueza do Barão do Rio Negro.
Em exposição, mobiliário e objetos selecionados a partir do acervo sob a guarda do Museu da República; os quadros de todos os presidentes republicanos em ordem cronológica, de Washington Luís até Lula.
Av. Koeler, 255 – Centro, Petrópolis – RJ
Telefone: (24) 2246-2378/ 2246-2423
Horário: De 3ª a sábado e feriados, das 10h às 17h
Entrada Franca
Palácio de Cristal
Inaugurado em 1884, a estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d’Eu como um presente para sua esposa, a Princesa Isabel. A construção é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. Um dos célebres eventos do lugar foi o baile em que, em 1888, a Princesa Isabel entregou cartas de alforria a escravos da região.
No local, a Princesa Isabel cultivou orquídeas, promoveu festas e solenidades. A construção ainda abrigou grandes exposições agrícolas na época do império. Após a Proclamação da República, o palácio passou pelos mais diferentes tipos de utilização até ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1957.Inicialmente construído para abrigar exposições agrícolas, hoje o local abriga exposições e eventos.
Endereço: Rua Alfredo Pachá, Centro, Petrópolis – RJ
Telefone: (24) 2247-3721
Horário de Funcionamento: Ter. a Dom., das 9h às 18h.
Entrada Gratuita
Casa de Santos Dumont
Construída em terreno íngreme na forma de um chalé alpino francês, a casa foi projetada em peça única com três andares e um terraço. No primeiro andar, ou térreo, há um porão que servia de oficina e laboratório; no segundo, a sala ampla destinava-se às refeições, à biblioteca e ao estúdio; o acesso ao quarto de dormir e ao banheiro era feito por uma escada quase vertical; uma porta lateral abria-se para uma ponte com acesso ao alto do terreno no nível do telhado, feito em folha de flandres, onde havia um mirante para observações astronômicas. Sem cozinha, as refeições eram feitas em um hotel vizinho.
Horário: De 3ª a domingo, das 9h30m às 17h. Visita guiada.
Rua do Encanto, 22 – Centro, Petrópolis – RJ
Telefone: (24) 2247-5222
Catedral São Pedro e Alcântara
Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D`Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais pesam 2.400 kg cada.
Até hoje estão em seu interior, os restos mortais de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde d`Eu e Princesa Isabel.
Visitação: Diariamente, de 8h às 18h, Horário sujeito a mudanças quando houver eventos religiosos
Tel : (24) 2242-4300
Entrada franca
Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro Histórico, Petrópolis – RJ
Site: catedraldepetropolis.org.br
Castelo de Itaipava
O Castelo de Itaipava foi construído em 1920, a pedido do Barão J. Smith de Vasconcellos, por isso era conhecido como o Castelo do Barão. Todo o seu projeto foi criação do arquiteto Lúcio Costa, o mesmo autor do projeto da cidade de Brasília. O desenho original do artista para o Castelo foi totalmente fiel aos conceitos e padrões da arquitetura renascentista, o que faz dele o único castelo em estilo Medieval das Américas. Hoje o Castelo de Itaipava é famoso por suas festas de casamentos, pelo hotel, pelas opções gastronômicas de seus restaurantes e pelos eventos temáticos durante o ano.
Confira eventos no site: castelodeitaipava.com.br
Km 56, BR-040 – Itaipava, Petrópolis – RJ
Telefone: 24 2223-9292
Cervejaria Bohemia
Quem entra na Cervejaria Bohemia, imediatamente se apaixona pelo universo da cerveja. A visita oferece a experiência cervejeira mais completa da América Latina. O Tour apresenta a história da cerveja, o seu processo de produção e ingredientes que levam os visitantes a experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas.
O centro de experiência cervejeira é uma viagem pela história, arte e ciência da fabricação de cerveja. Descubra tudo sobre essa bebida desde a antiguidade até os dias de hoje. Prove Bohemia direto da fonte e viva toda essa experiência em um ambiente moderno e interativo.
Terças a Quintas 12h às 17h, Sextas, Domingos e Feriados 10h às 17h, Sábados 10h às 18h
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 Centro, Petrópolis – RJ
Site: bohemia.com.br/tour
Beer Tour Itaipava
Já imaginou conhecer o passo-a-passo da produção de uma das cervejas mais apreciadas do país? Da chegada da cevada ao envase, o visitante vivencia o minucioso trabalho dos mestres cervejeiros e descobre as razões que fazem da cerveja um líquido tão especial.
O Beer Tour é gratuito e aberto apenas para maiores de 18 anos. Para agendamento, é necessário nome completo e RG de todos os visitantes. Para uma melhor experiência, são aceitos grupos de, no máximo, 40 participantes por visitação.
Visita monitorada às linhas de produção das cervejas, com degustação e lojas de produtos temáticos.
Terça a quinta-feira às 15h; Sexta-feira às 10h e 15h; Sábado às 9h30, 13h e 15h.
Entrada Gratuita
Endereço: Rua Trajano de Paula Filho, 199 Pedro do Rio, Petrópolis – RJ
Agendamento: 24 2103-8000 ou 2223-9000
Site: grupopetropolis.com.br/beer-tour/petropolis
Casa do Colono
A Casa do Colono é um documento da imigração alemã e do projeto urbanístico estabelecido pelo engenheiro Júlio Frederico Köhler para a cidade de Petrópolis. Construída em 1847 no quarteirão batizado de Kastelaum (Castelânea), referência à uma das regiões de origem de várias famílias alemãs que colonizaram Petrópolis.
A musealização da casa e seus objetos procura apresentar ao visitante um pouco do cotidiano e da cultura dos colonos alemães que fundaram a cidade de Petrópolis.
Rua Cristovão Colombo, 1034 – Castelânea, Petrópolis, – RJ
Tel: (24) 2247 – 3715
Horário: Ter / dom – 9h30 às 17h
Entrada franca.
Vale do Amor
O Vale do Amor é denominado como um santuário ao ar livre, quem procura um lugar para renovar as energias do dia a dia esse é o lugar certo.
O Vale do Amor virou um ponto certo para os moradores e turistas que visitam Petrópolis. O vale está aberto para todas as crenças e religiões, no local você encontra o Altar de Ganesha, Cachoeira da Umbanda, Igrejinha Francisco e Clara, Altar de pedras do Buda e um jardim com o símbolo do Yin-Yang, realmente é um lugar para todas as crenças.
Outro ponto imperdível do Vale do Amor são os jardins de Yin-Yang e o altar de Franciscano (mais conhecido como Santuário Francisco e Clara).
Estrada Mata Cavalo, S/N – Fazenda Inglesa, Petrópolis – RJ
É cobrado um taxa na entrada para a manutenção do local
Você também pode programar sua viagem a Petrópolis baseando-se no calendário de eventos locais. Os mais esperados são:
Expo Petrópolis
Bauernfest
Festival de Inverno
Natal Imperial
Discussion about this post