Rio de Janeiro

Rio Imperdível

Cristo Redentor

No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 à 1931, o ano de inauguração do monumento.

Está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo em votação organizada em 2007 pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation. O monumento é acessível via trem, van ou carro.

Para chegar ao monumento, há um agradável passeio de trem que, durante vinte minutos, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado. Para facilitar o acesso dos visitantes, foram construídos três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. O visual é estonteante, o que torna o programa imperdível para quem visita a cidade.

Como chegar

De trem: Ingressos no site: tremdocorcovado.rio
De Van: Ingressos no site paineirascorcovado.com.br

Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista

AquaRio

A cidade do Rio de Janeiro, com uma vocação natural para o turismo ligado ao mar, há muito merece um Aquário Marinho de visitação pública de nível internacional. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, que cria a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.

Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior Aquário Marinho da América do Sul com 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária proporcionarão um entretenimento educativo e prazeroso ao público.

Uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água, com a grande quantidade de peixes, proporcionará uma experiência incrível e usualmente pouco acessível à grande maioria: a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Além disso, há mais 24 tanques secundários e áreas específicas (três tanques de toque) onde o público, especialmente as crianças, poderá interagir com alguns dos animais expost

aquariomarinhodorio.com.br
Praça Muhammad Ali – Via Binário do Porto, s/n

Yup Star

A Yup Star chegou para você voar alto, encantar-se com as cores do céu, sonhar e voltar a ser criança!

Lá do alto você terá uma vista incrível da paisagem carioca, podendo contemplar pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Relógio da Central do Brasil, a Baia de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, a Cidade do Samba, o Museu do Amanhã e muito mais!

yupstar.com.br
Av. Rodrigues Alves, 455, Porto Maravilha

Pão de Açúcar

Partindo da Praia Vermelha, os visitantes pegam o primeiro bonde leva ao morro da Urca, e de lá um segundo bondinho os leva até o topo do morro do Pão de Açúcar, que fica a 396 metros do nível do mar. Diferentes histórias justificam o nome desse ponto turístico; a mais popular diz que durante os séculos XVI e XVIII, no auge da produção de cana de açúcar, os produtores armazenavam os blocos de açúcar em formas para serem exportados, e a semelhança do objeto com o morro do Pão do Açúcar deu origem ao nome.

Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro no mundo, ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Desde então, mais de 40 milhões de pessoas já utilizaram os bondinhos.

Do alto dos dois morros se descortina uma deslumbrante paisagem da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. No verão, o anfiteatro localizado no alto do Morro da Urca é palco para shows e eventos noturnos, aliando divertimento a um belíssimo visual das luzes da cidade.

bondinho.com.br
Av. Pasteur, 520 – Urca

Marquês de Sapucaí

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, também conhecido como Sambódromo do Rio de Janeiro e oficialmente denominado como Passarela Professor Darcy Ribeiro, é um sambódromo localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Inaugurado no ano de 1984, o local é o palco do festival popular mais famoso do Brasil, o Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, o qual é realizado anualmente durante o feriado de Carnaval. A maior parte do complexo situa-se no bairro do Centro do Rio de Janeiro, mas porém a sua porção final, após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova.

O lugar onde acontece o maior espetáculo da Terra.

Rua Marquês de Sapucaí, s/n – Centro

Bonde de Santa Teresa

Os famosos bondes de Santa Teresa, que ligam o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa, não são apenas um meio de transporte real para moradores do bairro ou mesmo turistas que querem visitar o local. São uma atração da cidade, fazem parte do cenário local e tornaram-se, inclusive, cartão-postal.

Poucos lugares conseguem representar tanto a essência do Rio quanto Santa Teresa. Ali tem história, gastronomia, boemia, cultura, natureza. E, tudo isso, com uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

A estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca. As saídas ocorrem em intervalos médios de 15 a 20 minutos. O custo do passeio é de R$20, o valor é pago na ida e a volta é inclusa. Moradores cadastrados, estudantes da rede pública uniformizados e com vale estudante, pessoas acima de 65 anos portando CPF e portadores de vale social não pagam o embarque.

bondesdesantateresa.rj.gov.br
R. Lélio Gama, 2 – Centro

BioParque Rio

O BioParque do Rio está na Quinta da Boa Vista, no coração de São Cristóvão, também conhecido como Bairro Imperial. Local da antiga residência da família real, hoje a Quinta da Boa Vista reúne história, natureza, cultura e lazer, além de ser um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, com cerca de 155 mil metros quadrados.

Deixando de lado toda a antiga concepção de zoológicos e coleções de animais, o BioParque do Rio prioriza o bem-estar e a conservação de espécies! Baseado no tripé de pesquisa, conservação e educação, contamos com uma equipe especializada que irá enriquecer sua visita com conhecimentos sobre a fauna e flora.

bioparquedorio.com.br
Parque da Quinta da Boa Vista, S/N – São Cristóvão

Jardim Botânico

Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico é um importante ponto turístico da cidade e amplamente visitado por pesquisadores que estudam as centenas de espécies que o habitam. Com área total de 137 hectares, sendo 54 de área cultivada, o Jardim Botânico abriga coleções raras de bromélias e orquídeas, além de árvores centenárias e plantas exóticas.

O jardim também tem obras do início do século XVI, guardando um rico patrimônio histórico e cultural. Entre os monumentos destacam-se as estátuas de Eco e Narciso de mestre Valentim, o Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny, e o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 espécies de plantas típicas do Japão. O parque também é um excelente local para observação de pássaros, pois conta com mais de cem diferentes espécies nas copas e troncos de suas árvores.

O Museu do Meio Ambiente e o Espaço Tom Jobim, palcos de shows, exposições e eventos culturais importantes da cidade, também compõem as atrações do Jardim Botânico.

gov.br/jbrj/pt-br
Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico

Maracanã

O Maracanã já foi cenário dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro e recebeu momentos históricos do futebol internacional. Fatos monumentais, como o milésimo gol do Rei Pelé, em 1969, também aconteceram nos gramados do templo do futebol brasileiro.

Inaugurado em 16 de junho de 1950, já recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas do Mundial de 2014, além das finais dos respectivos Mundiais. Também sediou jogos da Copa das Confederações de 2013, cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016. Além de competições esportivas, o Maracanã já foi palco de importantes eventos, como shows de Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Tina Turner e missas campais do então Papa João Paulo II, em 1980 e 1997.

tourmaracana.com.br
Av Presidente Castelo Branco, s/n. Portao 2

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.

O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

museudoamanha.org.br
Praça Mauá, 1 – Centro