Região dos Lagos

8 lugares para visitar em Rio das Ostras

Praça da Baleia

Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo. A autoria é do artista plástico Roberto Sá, conhecido internacionalmente por suas esculturas hiper-realistas.

Da praça tem o acesso para o Mirante da Baleia.

Aberto 24h
Costazul, Rio das Ostras – RJ

Mirante da Lagoa Iriry

A Lagoa de Iriry, também conhecida como Lagoa da Coca Cola é conhecida pela sua água escura originada pela vegetação existente.

O mirante que possui o formato de uma torre, é todo feito em madeira e tem cerca de 20 metros de altura. Possibilita registrar lindas imagens da cidade.

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras – RJ

Centro Ferroviário de Cultura

O Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira funciona na antiga Estação Ferroviária de Rocha Leão. Sua construção, utilizando mão de obra escrava, iniciou em 1877 e foi concluída em 1887. As paredes, em blocos de pedra bruta fixadas com estrume, mantêm até hoje o ar bucólico da época. A cobertura do prédio, com telhas francesas vindas de Marseille (França) foram preservadas.

Em 2006, uma revitalização foi realizada e todo o prédio ganhou novo visual com pintura externa em cores mais vivas. O Museu Ferroviário foi valorizado com nova iluminação e melhor disposição das peças pertencentes à antiga Leopoldina Railway.

Funciona: de ter a sáb de 9h às 12h e de 13h30 às 18h
Rua Waldenir Heringer, s/nº, Rocha Leão, Rio das Ostras, RJ
Tel: 22 2777-1333

Casa de Cultura Dr Bento Costa Jr

Construída no final do século XIX para abrigar material de pesca e mais tarde como depósito de sal, somente em meados de 1940 foi transformada em residência da família do médico Bento Costa Júnior. O imóvel, considerado uma das mais antigas construções de Rio das Ostras, guarda em seu interior histórias significativas de uma pequena vila de pescadores.

A avaliação oficial feita pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), considerou o espaço patrimônio histórico e cultural da cidade. O trabalho de restauração veio em seguida observando e mantendo seu estilo arquitetônico.

Em seu salão de exposições, totalmente reformado, com iluminação adequada, são realizadas exposições de artistas plásticos dos mais variados estilos.

Funciona: ter a sex de 9h às 18h, sáb de 12h às 17h
Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, Rio das Ostras – RJ
Tel: 22 2764-6350

Parque dos Pássaros

O Parque Natural Municipal dos Pássaros tem o objetivo de preservar um conjunto de áreas que servem de abrigo para a reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção. Nele, os visitantes podem observar os pássaros, outras espécies e a vegetação característica da restinga, ao percorrer suas trilhas ecológicas.

O Parque também conta com um dos maiores viveiros conservacionistas do Brasil. Com um volume de 48 mil m³, contém réplicas de ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica e abriga aves da região Sudeste do Brasil.

R. Petrópolis, s/nº, Jardim Mariléa, Rio das Ostras – RJ
Tel.: 22 2771-6420 / 2771-6421

Poço de Pedras

Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras.

Registros históricos indicam que o poço era utilizado pelos antigos navegadores que cruzavam a Baía Formosa e aportavam no cais do morro do Limão (atual Iate Clube) para que a tripulação pudesse ter água potável.

Na década de 90, após as obras de calçamento da orla da Praia do Centro, o Poço de Pedras foi demolido. No ano de 2000, após o trabalho de busca de registro fotográfico antigo da cidade realizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, foi totalmente reconstruído pela Prefeitura e passou a ser ponto constante de visitação de turistas.

Calçadão da Praia do Centro, em frente à praça José Pereira Câmara

Museu Arqueológico Sambaqui da tarioba

Inaugurado em 1998, o museu é um dos únicos “in situ” do Brasil. Aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), em reconstituição da pré-história da região.

Possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre 4 mil anos.

Horários: de ter a sex de 9h às 18h, sáb de 12h às 17h
R. Bento Costa Jr., 70 – Centro, Rio das Ostras – RJ
Tel 22 2764-6350

Pier de Costa Azul

O píer avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço.

Ideal para aproveitar o nascer do sol e admirar toda orla da praia de Costazul vista por um ângulo privilegiado. É parada obrigatória para quem quer fotografar as belezas naturais da cidade.

A Costazul tem área de lazer com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de restinga preservada.

Costa Azul, Rio das Ostras – RJ