WSL – World Surf League
Realizada na praia de Itaúna, em Saquarema, é a única etapa do Championship Tour na América do Sul. Acontece anualmente na cidade e detém a marca de ser o maior evento dentro do circuito mundial, com sua enoreme estrutura, presença do público e impacto econômico.
Igreja de Nossa Senhora de Nazareth
Finalizada em 1837 e majestosamente erguida sobre um penhasco, a Igreja Nossa Senhora de Nazareth, ou Igreja da Matriz, é um dos cartões-postais da cidade.
Conta-se que, depois de uma violenta tempestade no ano de 1630, pescadores de Saquarema teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazareth, protetora dos navegantes, em uma rede de peixes.
Considerado um dos primeiros templos erguidos em devoção à Santa Nazareth, a Igreja possui nave única e um corredor lateral junto da torre sineira. Ao fundo fica o Cemitério Municipal, que abriga em uma pequena capela a imagem da virgem achada pelos pescadores. Foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2001.
Endereço: Praça Nossa Senhora de Nazareth, Saquarema – RJ
Telefone: (22) 2651-2482
Visitação: Diariamente – 9h às 11h e de 14h às 17h.
Casa de Cultura Walmir Ayala
Construída no século XIX, foi a primeira sede da Câmara Municipal, e prefeitura da cidade de 1841 até 1978. Possui uma exposição permanente do acervo do escritor e crítico de arte, Walmir Ayala, que morou em Saquarema. No espaço funciona a Biblioteca Municipal José Bandeira, com acervo de mais de 20 mil títulos. Seu nome é uma homenagem ao poeta José Bandeira, que compôs o Hino de Saquarema.
A Casa de Cultura também conta com o Teatro Mário Lago, com capacidade para 162 pessoas e programação cultural variada. O teatro promove cursos de interpretação e dança e tem um espaço, a SALARTE, dedicado a exposições artísticas. No complexo cultural também acontecem cursos de pintura e artesanato.
Endereço: Rua Cel. Madureira 77, Saquarema
Horário de Funcionamento: De seg à sex, das 9h às 17h.
(22) 99897-1587
Prainha de Saquarema
Pequenina e tranquila, a Prainha fica ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, escondida entre as praias da Vila e Itaúna.
Recebeu esse nome por causa da sua pequena extensão, possui apenas 100 metros.
É muito frequentada tanto por pescadores, como por turistas que vão conhecer as belezas dessa praia de águas não muito fortes esverdeadas.
Centro de Desenvolvimento do Vôlei
É em Saquarema que fica o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, coordenado pela CVB. O espaço, de cem mil metros quadrados entre o mar e a lagoa, comporta alojamentos e toda a estrutura necessária para a formação e treinamento de atletas, como quadras de vôlei de praia, ginásio, piscinas e salas de musculação.
O Museu do Vôlei também funciona no complexo e guarda troféus, medalhas, fotos e camisas oficiais. As visitas ao local são gratuitas e permitem conhecer todas as instalações.
Horários: Seg / Dom – 08h às 18h.
Endereço: Av. Salgado Filho, 7.000, Barra Nova, Saquarema – RJ
Tel: (22) 2655-6000
Praia de Vilatur
Ela é a continuação da praia de Itaúna, tem este nome por ficar no bairro de mesmo nome. Pouco frequentada devido a distância, sendo mais utilizada pelos moradores do local.
Praia de grande extensão com areia branca, fina e fofa, um local adequado para aqueles que buscam sossego e tranquilidade. Por ser de mar aberto é também muito procurada por pescadores e surfistas.
Praia de Jaconé
Com sete quilômetros de extensão e repleta de casas de veraneio, a praia possui alguns quiosques, atraindo as famílias.
Apesar das ondas fortes, é indicada para a pesca esportiva, as pedras próximas atraem linguados, corvinas e tainhas.
Os surfistas também marcam presença, especialmente nos trechos mais desertos. A praia de Jaconé fica a dez quilômetros do Centro de Saquarema.
Mirante do Morro da Cruz
O Mirante do Morro da Cruz possui vista espetacular, com um belo pôr do sol. De lá podem ser apreciadas três das grandes lagoas que compõem a lagoa de Saquarema. Também é possível admirar as serras da região. Onze serras fazem parte do município: Castelhana, Tingui, Mato grosso, Catimbau, Espinhaço, Coqueiro, Redonda, Portelas, Amar e Querer, Boqueirão e Palmital.
A mais conhecida é a serra do Mato Grosso, que começa em Maricá, passa por Itaboraí, Rio Bonito, Saquarema e termina no município de Araruama. No Mirante encontra-se uma cruz metálica com 15 metros de altura, em memória da primeira missa celebrada no Brasil. O Mirante fica no Morro do Cruzeiro, a 2 km do centro da cidade.
Endereço: Morro do Cruzeiro, Saquarema – RJ
Horário: Todos os dias, das 9h às 17h
Praia de Itaúna
A praia mais famosa de Saquarema, onde acontecem disputas nacionais e internacionais de surf e body boarding. Seu mar de ondas perfeitas de cor azul esverdeado, suas águas limpas e com bastante peixes, além de muito procurada pelos surfistas é muito utilizada para pesca de vara e de mergulho, que é feito junto às pedras que se encontram nesta praia.
No canto direito da praia pode-se avistar a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, cartão postal de Saquarema, que fica situada no alto morro. A região apresenta estrutura completa, com bares, restaurantes, hotéis e pousadas.
Batizada de Maracanã do Surf por receber campeonatos históricos desde a década de 1970, a praia de Itaúna é para muitos o melhor point do Brasil.
Praia de Barra Nova
Praia de mar aberto com areias finas e brancas, com algumas casuarinas plantadas em sua orla.
Apesar de estar um pouco afastada do centro da cidade, seu acesso é feito pela avenida litorânea que percorre toda orla de Saquarema.
Nas redondezas temos diversas residências e uma pequena estrutura de bares e restaurantes.
Praia da Vila
Praia oceânica de águas azuis esverdeadas e limpas, normalmente com muitas ondas, é considerada umas das melhores praias de Saquarema para surfar.
Devido a sua facilidade de acesso e proximidade da região central, costuma ser uma das praias mais frequentadas de Saquarema.
Diversos coqueiros, quiosques e uma calçada dividem os espaços na orla, oferecendo uma boa estrutura aos frequentadores.
Museu do Sambaqui da Beirada
O Museu do Sambaqui da Beirada é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil. Em boas condições de visitação, ele foi registrado em 1995 e abriga três esqueletos indígenas, além de conchas, lâminas de machado, cascas de ostras e restos de cozinha, cercados e expostos ao público. Os sambaquis de Saquarema são protegidos por lei federal e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como fonte de conhecimento sobre a cultura do homem pré-histórico brasileiro.
Endereço: Rua do Sambaqui da Beirada, s/n, Barra Nova
Horário: De qua a sex, das 13h às 16h. Sáb, das 9h às 16h.
Praia da Barrinha
Essa é a opção perfeita para aqueles que não curtem muito a agitação das ondas do mar.
A Praia da Barrinha é formada por uma parte de mar abrigado, apresentando assim águas salgadas e calmas, que são uma maravilha! Que também são ótimas para quem gosta da prática de stand-up paddle.
Discussion about this post