Rio de Janeiro

Estádios de Futebol

Maracanã

O Maracanã já foi cenário dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro e recebeu momentos históricos do futebol internacional. Fatos monumentais, como o milésimo gol do Rei Pelé, em 1969, também aconteceram nos gramados do templo do futebol brasileiro.

Inaugurado em 16 de junho de 1950, já recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas do Mundial de 2014. Também sediou jogos da Copa das Confederações de 2013, cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016. Além de competições esportivas, o Maracanã já foi palco de importantes eventos, como shows de Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Tina Turner e missas campais do então Papa João Paulo II, em 1980 e 1997.

Tour do Maracanã
Conhecer os bastidores do Maracanã e de quebra chegar próximo ao gramado sagrado do palco das finais de duas Copas do Mundo e de uma edição de Jogos Olímpicos é novamente possível. O que parece um sonho para muitos torcedores é realidade ao fazer o Tour Maracanã, que reabriu em 01/06/17.

O passeio, promovido pela empresa Inova Gestão de eventos, tem duração de 40 minutos, em média, e pode ser feito com guias bilíngues ou individualmente. O Tour é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pelo Rio e pelos moradores da cidade.

Quem for ao estádio poderá conhecer um dos vestiários, decorado com camisas de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, sala de aquecimento dos jogadores e de coletiva de imprensa. No vestiário, um vídeo com lances históricos do futebol, serve de aquecimento para o ponto mais alto da jornada: a entrada no gramado. Ao chegar à beira do palco sagrado, os participantes poderão até mesmo sentar em um dos bancos de reservas. Além do gramado, os visitantes também poderão ver itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico. Estão em exposição uma camisa 7 do Brasil usada por Manéna Copa de 62 e a bola e rede do jogo do milésimo gol do Rei do futebol (Vasco x Santos, em 1969).

O passeio conta com novidades, como peças cedidas por Zico que prometem fazer sucesso entre os amantes do futebol. Maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols o Galinho de Quintino cedeu artigos de seu acervo particular para a reabertura do tour, como uma camisa do Flamengo usada em 1979; a faixa de campeão mundial pelo Fla em 1981; a bola do último jogo da carreira, pelo Kashima Antlers (Japão), em1994; e uma chuteira que usou quando defendeu a Udinese (Itália).

O Tour Maracanã é um passeio para toda família e um programa especial para os amantes do futebol. Prepare-se para um universo de sonhos, explorando todos os sentidos, com vídeos, sons e diversas experiências que ficarão para sempre na sua memória !

Estádio Nilton Santos

Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Nilton Santos foi erguido pela prefeitura no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, na Rua José dos Reis, no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurado no dia 30 de junho de 2007.

Conhecido mundialmente após ser o principal palco dos Jogos Rio 2016, o Estádio Nilton Santos oferece o Tour Guiado pelos principais setores, incluindo a pista mágica onde Usain Bolt encantou o planeta.

ROTEIRO
1) Início do Tour no Setor Oeste (Estátuas de Zagallo, Jairzinho, Garrincha, Nilton Santos e Túlio Maravilha)
Cinco monstros sagrados estão eternizados na porta de entrada do estádio. Todos são campeões do mundo e fundamentais personagens da história gloriosa do Botafogo e da Seleção Brasileira.

2) Acesso à Tribuna de Honra
Aqui o visitante irá encontrar uma vista maravilhosa do Estádio Nilton Santos. Customizado com as cores alvinegras e uma belíssima vista da pista de atletismo mundialmente conhecida pelas vitórias de Usain Bolt, a Tribuna de Honra é um convite para uma foto inesquecível.

3) Camarotes
Conforto e visão privilegiada: assim podem ser definidos os camarotes. Os visitantes irão conhecer o espaço reservado à Presidência do Botafogo FR, local onde são tomadas importantes decisões sobre o Glorioso.

4) Vestiário
O jogo começa aqui. Toda a preparação para a partida, o o trabalhoso papel da equipe de rouparia na formação do material de jogo, o cantinho da reza e muitos outros detalhes dos bastidores você verá no vestiário. Imperdível!

5) Campo
O momento mais esperado. Subir o túnel rumo ao campo é emocionante. Neste local, o visitante fará o mesmo roteiro de um jogador no caminho para o campo de jogo.

6) Pista de Atletismo
Imortalizada nos pés de Usain Bolt, a pista de atletismo é especial para o amante do esporte. Colocar os pés na “pista sagrada” é a realização de um sonho.

7) Sala de Entrevistas
Responder aos jornalistas é uma tarefa que todo jogador tem que se habituar. Faz parte do trabalho. Aqui o visitante poderá tirar fotos no painel de entrevistas e sentir um pouco o clima deste espaço de primeiro nível no Estádio Nilton Santos.

8) Loja Oficial
Com o que tem de mais novo em produtos oficiais do Botafogo, a Loja Oficial é parada obrigatória para quem deseja andar com estilo e defender com orgulho as cores alvinegras. Também há itens com referência ao Estádio Nilton Santos, palco de grandes espetáculos do esporte.

DIAS E HORÁRIOS:
O horário de funcionamento é de terça a domingo, 10h / 11h30 / 13h / 14h30 / 16h

carão para sempre na sua memória !

São Januário

Fundado no dia 21 de abril de 1927, o Estádio Vasco da Gama acabou ficando mais famoso como São Januário, que é o nome de umas das principais ruas que levam ao estádio. O primeiro jogo disputado em São Januário foi entre Vasco e Santos. A partida terminou em 5 a 3 para os paulistas. O primeiro gol foi marcado pelo santista Evangelista. Já o primeiro gol do Vasco no seu estádio foi marcado por Galego.

O estádio é a principal sede do Vasco. Construída numa área de 56 mil metros quadrados e situada à Rua General Almério de Moura, 131, no bairro Vasco da Gama, o complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo. A fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os refletores do estádio foram inaugurados em 31 de março de 1928, no jogo entre Vasco e Wanderers, do Uruguai. Os cruzmaltinos venceram por 1 a 0, gol do ponta-esquerda Santana. O foi um gol olímpico, um dos primeiros que se teve notícia no futebol brasileiro. Dizem, inclusive, que a expressão “gol olímpico” surgiu nesta ocasião, já que o Vasco ganhou de um time do Uruguai, que era o atual campeão olímpico de futebol.