Rio de Janeiro

Conheça as Praias do Rio de Janeiro

Conheça as praias do Rio, descendo a orla pela praia do Flamengo até a praia de Grumari

Praia do Flamengo

Praia extensa, banhada pelas águas calmas da Baía de Guanabara, de onde se avista o Pão de Açúcar, o Morro da Urca, a movimentação de pouso e decolagens dos aviões no Aeroporto Santos Dumont e, ao fundo, a cidade de Niterói.

A orla da praia estende-se por todo o Aterro do Flamengo, onde a atual conformação geográfica é fruto de uma grande obra de aterramento entre a restinga do Flamengo e a antiga praia do Russel, no bairro do Catete.

A praia do Flamengo tem seu acesso pelo Parque do aterro do Flamengo, outro cenário marcante da cidade que inicia-se no Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, e vai até a Praia de Botafogo na Zona Sul. O parque foi idealizado como um complexo de lazer, cultura e práticas esportivas.

Como praia abrigada dentro da baía de Guanabara, a água geralmente é imprópria para banho, segundo o relatório de qualidade do mar divulgado pelo site do INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente). O fluxo e refluxo da maré por vezes propicia melhora na balneabilidade da água, mas o ideal ali é ficar ao sol e apreciar a paisagem, reservando os banhos de mar para outras praias da cidade.

Praia de Botafogo

A Praia de Botafogo possui 700 metros de extensão e é muito famosa por sua vista para o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e o Morro da Urca. Um belo programa é ir até lá e observar o pôr do sol, já que o banho nas suas águas não é permitido, devido a grande poluição do mar local.

Quem quiser praticar algum esporte de areia pode escolher: vôlei, futebol, futvôlei, etc. Ciclismo, corridas e caminhadas são realizadas, afinal, existe ali uma ciclovia e um calçadão que vai até a Praia do Flamengo. Ainda é muito comum, por ser uma praia de fácil acesso, acontecerem alguns shows e espetáculos abertos para o público.

Praia da Urca

São apenas 200 metros de extensão, mas a vista e o charme da Praia da Urca compensam o tamanho. Bem aos pés do Morro da Urca, fica em um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, pertinho de Botafogo e Flamengo, a apenas 15 minutos do Centro do Rio.

Se o bairro encanta com suas ruas arborizadas e a paisagem dominada por casas do início do século XX, a Praia da Urca guarda ainda o tesouro de ter sido o local onde, oficialmente, nasceu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: foi exatamente na Praia da Urca que os índios chefiados por Araribóia e aliados dos portugueses derrotaram os franceses que tentavam invadir a região. Sentar-se na mureta de frente para a Baía da Guanabara apreciando a vista do Corcovado e do Cristo Redentor é um dos prazeres mais tradicionais dos cariocas.

Praia Vermelha

A Praia Vermelha é um lugar de visual encantador, um paraíso singular dentro do Rio de Janeiro. Com um pouco mais de de 200 metros de extensão e uma área totalmente arborizada, a Praia Vermelha encanta não apenas pela beleza da praia em si, mas pela paisagem ao seu redor.

Localizada na Urca, um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, a Praia Vermelha fica localizada ao lado da praça de onde parte o bondinho para o Pão de Açúcar, entre o Morro da Urca e o Morro da Babilônia, possuindo uma bela vista de um dos principais cartões postais da cidade.

Leme e Copacabana

A praia do Leme fica localizada à esquerda da Praia de Copacabana, no bairro do Leme, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, e por muitas vezes a divisa entre essas duas praias passa desapercebida, fazendo com que a praia do Leme seja vista por muitos apenas como uma extensão da praia de Copacabana.

O nome da praia do Leme, assim como o nome do bairro, tem origem na pedra do Leme. Quando vista de cima, esta pedra tem um formato bastante semelhante ao do leme de um navio.

Com areia clara e fina, Copacabana é uma das mais conhecidas praia do mundo e com seus 4 quilômetros de orla, serve de palco para grandes eventos como campeonatos de futebol de areia e vôlei de praia, além da famosíssima festa de Réveillon, que apresenta um grandioso espectáculo pirotécnico e show gratuitos distribuídos em vários palcos montados exclusivamente para o evento.

A “Princesinha do Mar”, como também é conhecida, tem uma excelente infra-estrutura, com quiosques, patrulhamento, serviço de salva-vidas, duchas, sanitários e ciclovias e sua larga faixa de areia, que estende-se da Avenida Princesa Isabel até ao forte de Copacabana, vive cheia de gente de todas as partes do mundo, a qualquer hora do dia.

Praia do Diabo

A Praia do Diabo, é um verdadeiro paraíso do Rio de Janeiro, um ambiente maravilhoso para o surf e admirar o nascer do sol. A Praia também é uma ótima opção para quem gosta de praticar esportes ao ar livre ou simplesmente ficar contemplando a natureza. A Praia do Diabo é um dos lugares mais procurados por moradores da cidade e turistas e todos os lugares.

Antes da descida da praia existe uma praça, onde se pode sentar em bancos para apreciar a bela paisagem, desfrutando de uma água de coco bem gelada.

Fica entre a Praia de Copacabana e o Arpoador. Grande parte da praia é área militar. Somente o canto direito da areia é permitido ficar na praia. São ondas rápidas para direita e esquerda.

Praia do Arpoador

O por do sol mais apreciado da cidade, pode ser visto da pedra do Arpoador. No seu mar sempre encontramos surfista em qualquer época do ano, eles gostam muito das ondas de lá.

A praia do Arpoador fica entre a praia de Ipanema e a praia do Diabo é uma continuação da praia de Ipanema. Apresenta uma ótima infra estrutura de atendimento ao frequentador e na sua orla tem um calçadão para os pedestres e uma ciclovia.

Bem perto da praia ainda existe o Parque Garota de Ipanema frequentada por pessoas de todas as idades. Próximo às pedras da praia é considerado um lugar ideal para prática de mergulho submarino, podemos encontrar por ali até lagostas. A praia tem uma pequena extensão de areia dourada e seu mar é esverdeado, quando o mar está calmo é uma delícia se banhar e apreciar a vista.

Ipanema e Leblon

Ipanema
Praia bastante badalada no Rio, frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para a prática de exercícios.

Ela já foi tema de música de grandes compositores. No calçadão podemos encontrar gente de todas as idades e de diversas partes do mundo, caminhando, correndo, andando de bicicleta ou fazendo algum exercício. Os quiosques têm uma boa infra-estrutura de atendimento aos banhistas. Como a praia é iluminada a noite o agito continua.

Leblon
É uma continuação da praia de Ipanema e por isso com características parecidas com a praia de Ipanema.

Nas areias da praia, que são bem largas, além dos banhistas que ficam ali papeando e se bronzeando podemos encontrar uma grande quantidade de pessoas praticando seu esporte preferido tais como: o vôlei, futvolei, futebol e outros mais. No seu belo calçadão muitas pessoas fazem suas caminhas ou praticam exercícios. A infra-estrutura do local é maravilhosa com diversos quiosques, bares e restaurantes na sua orla.

No seu mar azulado, quando o mar está propício é comum ver as pessoas praticando o surf. No canto da praia encontramos o Mirante do Leblon, lugar ótimo para ver a praia do alto tendo uma vista ampla da Praia do Leblon e Ipanema mais ao longe.

É com certeza a praia preferida pelos artistas, que são bem comuns pelo local.

Praia do Vidigal

Praia que fica na encosta do morro Dois Irmãos, próxima a comunidade do Vidigal e do Hotel Sheraton. A praia é pequena e quando a maré sobe quase não sobra areia para ficar, o mar por lá bate forte, mas existem dias de piscina também.

Nas suas areias existem muitas pedras e em seu mar esverdeado encontramos banhistas e pescadores, ali se localizava uma antiga comunidade de pescadores.

Como chegar: Basta pegar um transporte que passe pela Avenida Oscar Niemeyer e descer na frente do Hotel Sheraton. A escada de acesso a praia fica ao lado do hotel.

Praia de São Conrado

A praia tem cerca de 1Km de extensão, se iniciando ao final da Avenida Niemeyer e indo até o Túnel São Conrado. A praia de São Conrado é caracterizada pela areia clara, fofa e pelas fortes ondas que são o maior atrativo para os surfistas da região.

Outros atrativos da região são a Pedra da Gávea, que atrai turistas do Rio de Janeiro e de outros locais, e as rampas para a prática de voo livre que ficam na Pedra Bonita e atrai praticantes de parapente e asa-delta.

Tem boas ondas para o surf e boa infra estrutura turística.

Praia da Joatinga

São apenas 300 metros de faixa de areia, mas ela é muito bonita. O mar é de um azul esverdeado e as águas claras. A areia é fina e branca.

A Praia da Joatinga é uma praia quase selvagem com pouquíssimas intervenções urbanas. Tirando algumas mansões e o Clube Costa Brava construídos nas rochas do entorno da praia, não há mais nada.

Para chegar na praia é preciso fazer uma pequena trilha com algumas pedras e trechos mais íngremes, mas nada muito difícil. Várias crianças fazem a trilha, aliás, a praia é ótima para crianças. No cantinho direito forma uma piscininha bem legal para os pequenos aproveitarem.

A praia é o point dos surfistas, de gente bonita e da galera jovem. Como é uma praia mais isolada e de difícil acesso, vários artistas também costumam circular por ali. É uma praia exclusiva mesmo, ótima para quem quer um pouco de privacidade e segurança.

Praia da Barra da Tijuca

A maior praia da cidade do Rio de Janeiro é frequentada por muita gente bonita e famosa. Praia de areia fina e branca, mar com águas claras e verdes. A sua orla possui um excelente calçadão com ciclovias e um bom espaço para caminhadas. Apresenta uma ótima infra-estrutura com muitos quiosques, bares e restaurantes que propiciam ao frequentador um variado leque de opções. Em seu entorno existem belos prédios, hotéis, condomínios, casas, e um comércio variado.

Apesar de toda a praia ser um grande atrativo, existe um trecho mais badalado, conhecido como Praia do Pepê, que atrai principalmente os jovens.

No mar os banhistas podem curtir diversos esportes aquáticos, como kitesurf, surf, windsurf, bodyboard, stand up paddle. No final da tarde além de poder apreciar um lindo por do sol é comum encontrar diversas pessoas curtindo uma pescaria na areia.

Praia da Reserva

A praia da Reserva é cercada por vegetação litorânea. Com mar esverdeado, com águas claras, limpas e bem onduladas é apropriado para os esportes aquáticos, os surfistas adoram esta praia, o mar também é muito bom para pesca, pois no local existe uma grande diversidade de peixes.

A praia tem uma areia fofa e clarinha, as crianças que usufruem desta praia adoram brincar nela. Ela fica situada entre o Bairro da Barra da Tijuca e o Bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Bastante extensa e pouco frequentada, é ideal para quem procura uma praia mais tranquila dentro da cidade do Rio de Janeiro.

Praia do Recreio

De areias claras e águas próprias para o banho, a Praia dos Bandeirantes, tem aproximadamente 2 Km de extensão que começam na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e estende-se até o Pontal de Sernambetiba, batizado de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor.

É possível subir no Pontal durante a maré baixa, em um caminho formado na areia, o esforço é compensado pela linda vista.

Com boas ondas por toda a praia é uma das preferidas dos surfistas, os melhores picos são o posto 10 e o Canto do Recreio. A praia é também muito disputada por banhistas nos finais de semana.

Praia da Macumba

Conhecida popularmente como “Praia da Macumba”, a Praia do Pontal de Sernambetiba, estende-se do Pontal até o Canal de Sernambetiba e faz parte do Bairro Recreio dos Bandeirantes.

O nome popular veio por ali ser local em que adeptos de religiões como Umbanda e Candomblé, tinham o hábito fazer suas oferendas à Iemanjá e orixá. O Pontal de Sernambetiba, também tem seu nome popular, batizado de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor. É possível subir no Pontal durante a maré baixa, em um caminho formado na areia, o esforço é compensado pela linda vista.

A Praia da Macumba é conhecida também como o paraíso dos surfistas que praticam o long-board, juntamente com o Canto do Recreio.

Praia do Secreto

A praia do secreto é uma piscina natural (já que não possui faixa de areia) que fica localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha e tem mais ou menos 12 metros de extensão por 5 de largura. Esse pequeno espaço é “protegido” do mar pela montanha, uma grande rocha à sua frente e mais uma série de pedregulhos aos lados.

Sua localização faz com que ela suma quando a maré está cheia e vire uma praia (bem pequena) quando está 100% rasa. Além disso, por ficar em um local que não pode ser avistado da estrada, acabou que ficou conhecida como praia do secreto.

A partir da Praia da Macumba você pode seguir pelas rochas até chegar na praia do secreto (tome muito cuidado com a maré e dias de ressaca do mar) ou pela avenida do Estado da Guanabara a pé até chegar na mesma entrada que você deve pegar vindo pelo outro lado.

Prainha

A Prainha é um santuário ainda preservado, tem aproximadamente 150 metros de extensão, areias claras, e águas cristalinas.

Localizada logo depois da praia da Macumba, separada por um morro, o acesso é feito de carro. A infra estrutura da praia é pequena contando com apenas com dois quiosques e um estacionamento, mas isso é mais do que o necessário para o público que é frequentador dessa pequena e magnífica praia, já que os amantes da natureza não são os mesmos que querem ver o “progresso”.

É a preferida dos surfistas pelas suas ondas perfeitas para o o surf, também é palco de alguns campeonatos. Cercada por morros cobertos por Mata Atlântica , tem um manancial de água doce e está localizada em área da Proteção Ambiental.

Praia do Abricó

A Praia do Abricó é, por lei, reservada para a prática do nudismo. Ela fica numa área afastada, dentro do Parque Municipal de Grumari e longe da vista de quem passa pela estrada que dá acesso, a Avenida Estado da Guanabara.

A Pedra do Elefante separa a parte naturista da não naturista da praia.

A Associação Naturista da Praia do Abricó recomenda visitar a praia somente nos finais de semana e feriados, quando há fiscalização.

O código de ética dos naturistas proíbe qualquer comportamento sexual ou obsceno e qualquer tipo de assédio. Filmar e fotografar sem permissão também são proibidos

Praia de Grumari

Grumari tem várias praias, incluindo quatro que são consideradas selvagens. A Praia do Meio, a Praia do Perigoso, a Praia do Fundo e a Praia do Inferno só podem ser acessadas por trilha. O caminho começa em Barra de Guaratiba, no final da Estr. Roberto Burle Marx. Elas são pouco conhecidas e, por isso, pouco frequentadas, mas não chegam a ser desertas. A maior parte de seu público é de aventureiros e surfistas.

A Praia do Perigoso fica ao pé da Pedra da Tartaruga, um morro rochoso à beira mar. Tem apenas 98 metros de altura, mas é um ótimo lugar para escalaminhadas, rapel e um mergulho mais ousado. Um lugar de rara beleza intocada pelo homem.

Esta praia se encontra numa reserva ambiental, sua natureza por isso é preservada. Seu mar de águas limpas e transparentes tem uma cor que fica entre o azul e verde depende do tempo que está fazendo. As areias são douradas e limpas, com muito espaço por ser uma praia extensa.