Costa Verde

As melhores praias de Paraty

Praia do Sono

Localizada em área de preservação ambiental, praticamente intocada pela civilização, encontra-se a Praia do Sono, uma vila de pescadores que hoje se tornou um ótimo destino para quem foge da agitação e stress das grandes cidades.

Com grande extensão de areias brancas e mar de um azul sem igual, a Praia do Sono é um cenário paradisíaco.

Vila tipicamente caiçara, hoje dispõe de recursos como a eletricidade que facilita a vida de seus moradores e visitantes.

Ilha Comprida

Ela está entre as paradas mais populares dos barcos que partem do cais do Porto de Paraty com turistas.

A ilha não oferece praia, mas tem uma enorme piscina onde é possível curtir o mergulho com snorkel.

A água transparente ajuda a fazer belas fotos. Um verdadeiro paraíso para a vida marinha.

Praia do Meio

Essa praia é linda e possui águas mansas e cristalinas. O mar calmo se torna ideal para famílias com crianças.

A praia é emoldurada por bonitas formações rochosas. De cima dessas pedras, na área chamada de Ilhota, se tem uma vista imperdível do oceano e das praias vizinhas, como em um pequeno mirante.

A Praia do Meio não possui estrutura completa, mas está bem próxima da Vila de Trindade, onde há acesso para hospedagens e restaurantes.

Praia do Jabaquara

Popular entre os moradores, a Praia do Jabaquara tem acesso fácil a partir do Centro Histórico. Uma verdadeira raridade em Paraty. A praia tem mar muito calmo, o que atrai famílias com crianças e turistas.

A praia tem uma extensa faixa de areia, com vários restaurantes, quiosques e pousadas.

Ilha da Cotia

Ilha com duas praias de águas claras, considerada melhor ponto de ancoragem da região. O acesso é realizado pelo cais de Paraty ou pela Praia de Paraty-mirim. Em volta da ilha encontra-se uma fazenda marinha para criação de mexilhões, que é bastante visitada.

No período colonial, a ilha foi local de comércio ilegal de ouro e tráfico de escravos. Possui uma gruta que foi muito utilizada quando a maré subia como castigo para escravos por suas fugas.

A Ilha da Cotia tem o formato de oito, com um estreito no centro, formando assim um praia bilateral , ou seja água dos dois lados. As belas praias de Dentro e de Fora são interligadas por trilhas.

A ilha é coberta por espécies nobres da Mata Atlântica: jacarandá, aroeira, guapuruvu, peroba, cedro e canela e povoada por capivaras, gambás, cotias, tatus e lagartos e vários tipos de aves: sabiás, tiês, trinca-ferros, maritacas e martim pescadores.

Praia do Cepilho

A Praia do Cepilho é muito frequentada por surfistas, pois possui as melhores ondas da região. A areia é branca e limpa, e o visual é maravilhoso.

No topo da pedra, ao lado da estrada, há um barzinho com refeições, porções e bebidas.

Praia de Fora

Principal praia da Vila de Trindade, a Praia de Fora recebe os visitantes que gostam de curtir praias com infraestrutura. A praia está localizada ao longo da principal rua da Vila e oferece vários restaurantes, quiosques e pousadas. Excelente opção para passar o dia.

A Praia de Fora é porta de entrada para quem chega em Trindade.

Ilha do Algodão

Com águas transparentes e profundas, a Ilha do Algodão é ideal para quem deseja praticar snorkeling.

O local é ponto de parada de vários passeios de barco, onde os visitantes podem nadar tranquilamente e curtir os peixes que tomam conta da água. Na Ilha do Algodão, as paradas não são em praias, ou seja, você irá mergulhar em alto mar. A Ilha é a maior da região e quem desejar poderá visitá-la também em passeio particular.

Praia da Lula

A Praia da Lula é parte constante dos passeios de escuna que partem do Porto de Paraty.

O intenso tom de verde da mata se mistura ao profundo colorido do mar e forma o clássico cenário da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Não há restaurantes ou quiosques na Praia do Lula, por isso, caso deseje passar o dia em um passeio privado de barco, é importante levar bebidas e comidas.

Lagoa Azul de Paraty

Conhecida pelo intenso tom da água, a Lagoa Azul é ponto certo de parada do mais popular passeio de escuna em Paraty. O local, cercado por rochas e mata verde, é uma grande piscina natural, repleta de vida marinha.

Paraty Mirim

Durante os séculos XVIII e XIX, Paraty-Mirim foi um importante porto comercial alternativo ao porto de Paraty. Nos idos de mil e setecentos, escoou o ouro vindo de Minas Gerais e, no século seguinte foi um porto de desembarque clandestino de escravos para as fazendas de café de São Paulo. A partir do século XIX, no entanto, a região entrou em decadência.

Na praia, tem a singela igreja de Nossa Senhora da Conceição (1720), a mais antiga do município. As ruínas ao lado da igreja, são mais um atrativo do local.

No porto é possível seguir destino às praias e ilhas próximas.

Piscina Natural do Cachadaço

A Piscina Natural do Cachadaço é uma piscina que se formou com a água do mar protegida por enormes pedras vulcânicas.

É possível chegar a pé, atravessando a trilha que sai do canto da Praia do Meio. Caso você não goste de andar em trilhas, é possível chegar de barco com saída da Praia de Fora ou da Praia do Meio.