Niterói possui inúmeras atrações turísticas voltadas à natureza, história e cultura. Listamos 20 dicas para você turistar pela cidade.
Caminho Niemeyer
Caminho Niemeyer é um conjunto de equipamentos e um centro cultural de grande valor arquitetônico projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos na cidade de Niterói.
Fazem parte do conjunto de obras do Caminho Niemeyer:
Fundação Oscar Niemeyer
Memorial Roberto Silveira
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Praça Juscelino Kubitschek
Reserva cultural
Museu de Arte Contemporânea
Estação Catamarã de Charitas
O complexo de obras fica a 11 km de extensão ao longo da orla da cidade, desde a Praça do Povo no Centro de Niterói, até a Estação de Catamarã no bairro de Charitas.
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s / n – Centro, Niterói
Tel: 21 26132251
Site: caminhoniemeyer.niteroi.rj.gov.br
Teatro Municipal de Niterói
O Teatro passou por uma das mais profundas restaurações de que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro, tendo sido premiado pelo Instituto Arquitetos do Brasil, em 1994. O passado da casa foi respeitado, conservado, reerguido graças a um trabalho minucioso, científico e detalhista feita pelos restauradores e arquitetos.
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 21 2620-1624
Site: culturaniteroi.com.br/municipal
Centro de Artes UFF
É o mais completo centro cultural de Niterói. Como pólo de produção e difusão cultural realiza programas voltados para todas as manifestações artísticas. Exposições, shows, concertos, ciclos cinematográficos, peças teatrais e apresentações diversas promovem uma verdadeira e produtiva interação artístico-cultural da UFF com a comunidade.
O Centro de Artes UFF recebeu da Fundação Cesgranrio em 1994, o Prêmio Qualidade Cultural, na categoria Cultura no Âmbito da Educação, pela excelência de sua programação.
Diariamente das 14h às 21h
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Tel: 21 3674-7515
Site: centrodeartes.uff.br
Mirante da Boa Viagem
A Praia de Boa Viagem possui um calçadão muito frequentado por famílias e jovens que gostam de fazer caminhadas e principalmente exercícios, um cenário incrivelmente lindo, ideal para capturar belas fotos.
Em sua orla abrigam-se pequenos quiosques e barracas.
Av. Alm. Benjamin Sodré, Boa Viagem, Niterói – RJ
Praias Oceânicas
As mais belas praias de Niterói ficam na Região Oceânica, e tem para todos os gostos.
Praia de Piratininga – Porta de entrada da região oceânica de Niterói e também a maior praia desta região. Piratininga tem um imenso calçadão com diversos quiosques, que servem petiscos e pratos à base de peixe e frutos do mar.
Praia do Sossego – Uma praia pequena, com 150 metros de extensão, cuja beleza é única. Em função disso, recebeu o título de Monumento Natural, e é uma área de preservação.
Praia de Camboinhas – Se destaca por uma orla belíssima, com quiosques muito bem estruturados e um longo calçadão.
Praia de Itaipu – De mar calmo e esverdeado, colônia de pescadores e muitos restaurantes com suas mesas na areia servindo frutos do mar.
Praia de Itacoatiara – A mais movimentadas de Niterói. Com suas águas bem azuis e cristalinas, além de mar bastante agitado com fortes ondas, a praia é um paraíso para surfista nenhum botar defeito.
Reserva Cultural
O complexo de Niterói foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e recebe 5 salas de cinema, 7 lojas, um estacionamento de 1800 m2, além de uma bombonière que contempla mesas para café na parte superior, assim como restaurantes e uma livraria no piso inferior. O lugar ideal para abrigar pré-estreias e eventos em grande estilo.
A programação do cinema Reserva Cultural Niterói une filmes de arte, marca do cinema Reserva Cultural, a também filmes selecionados para ampliar ainda mais as possibilidades de curtir em família e com amigos.
Bilheteria: 13h30 às 21h
Bombonière: Seg a dom das 13h30 às 21h
Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói – RJ
Tel.: 21 3604-1545
Site: reservacultural.com.br/niteroi
Trilha no Morro das Andorinhas
O Morro das Andorinhas é uma natural divisão das praias de Itacoatiara e Itaipu, que segue em direção ao mar e marca presença no Parque Estadual Serra da Tiririca. O local lhe oferece muitos atrativos e trilhas.
A Trilha se inicia nas proximidades da Igreja de São Sebastião e segue numa pequena rua que aos poucos vai se estreitando até formar uma trilha. A subida é um pouco íngreme logo no começo, mas é curta e gasta cerca de 30 minutos para que você chegue ao platô.
R. da Amizade, Itaipu, Niterói – RJ
Parque Estadual Serra da Tiririca – Tel: 21 2709-9176
Trilha no Costão de Itacoatiara
O Costão de Itacoatiara é uma reserva ambiental e pertence ao Parque Estadual Serra da Tiririca. Sua trilha é a mais visitada de Niterói.
A trilha do Costão de Itacoatiara é considerada de nível moderado.
Esta classificação vem da distância e da elevação. Elevação de trilha é quanto subimos, no caso do Costão de Itacoatiara, a elevação é de 217 metros.
Rua das Rosas, nº 24 – Itacoatiara – 24.348-290 – Niterói
Parque Estadual Serra da Tiririca – Tel: 21 2709-9176
Museu de Arte Contemporânea
Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o Museu com sua fachada futurística possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas com belos cartões postais.
No sub-solo do Museu funciona o Bistrô do MAC que também oferece uma vista deslumbrante. Nos finais de semana, tem um buffet de café da manhã delicioso que é servido das 9h às 11h. O cardápio do restaurante oferece o melhor da culinária contemporânea internacional, além de uma ampla carta de vinhos.
Terça a domingo das 10h às 18h
Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
Tel: 21 2620-2400
Site: culturaniteroi.com.br/macniteroi
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Com arquitetura imponente, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, foi durante os períodos de colônia e império brasileiro a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está aberta para a visitação de civis e militares. A beleza de suas construções e sua impressionante arquitetura transportam os visitantes da fortificação por quase cinco séculos de história do Brasil, percorrendo 7.153 metros em uma perfeita sala de aula a céu aberto.
Terça a domingo, das 10h às 17h
Est. Eurico Gaspar Dutra, s/nº- Jurujuba, Niterói
Tel: 21 2710-2354
Forte do Pico
No alto do Morro do Pico, a cerca de 230 metros de altitude, estão localizadas as ruínas do Forte do Pico ou São Luiz. O Forte do Pico começou a funcionar em 1770, com o objetivo de proteger a entrada da barra, a Baía de Guanabara e a Fortaleza de Santa Cruz. Cinco anos depois, foi construído o Forte de São Luiz e em 1891 os dois foram unidos, formando um único conjunto arquitetônico, chamado pelo nome de um ou de outro. Outra fortificação foi construída em 1918, na parte mais elevada do morro.
O conjunto foi desativado em 1965, mas ainda preserva as guaritas e muros de pedra, bem como galerias e túneis. Do alto do morro é possível avistar a Fortaleza de Santa Cruz, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar.
Terça a domingo às 10h e 14h – Visita guiada
Tel: 21 2711-0462 / 2710-7840
Av. Marechal Pessoa Leal, 265, Jurujuba, Niterói (acesso pelo Forte Barão do Rio Branco)
Orla de São Francisco
A orla da praia de São Francisco tem uma grande variedade de restaurantes e bares, é o point gastronômico de Niterói. O calçadão é ótimo para uma caminhada ou passeio.
Tranquila durante o dia e bastante badalada durante a noite, o lugar fica extremamente lotado e movimentado principalmente por jovens, que buscam por lá um ambiente para se divertir.
Apesar de imprópria para banho, a praia de São Francisco apresenta um cenário belíssimo, com uma linda vista a qualquer hora do dia.
Av. Quintino Bocaiúva, São Francisco, Niterói
Museu Janete Costa
O Museu Janete Costa de Arte Popular tem o objetivo de ampliar a divulgação da cultura popular brasileira. Situado em dois sobrados do século XIX, com fachadas tipicamente neo-clássicas, o Museu abriga o nome de uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, Janete Costa.
O espaço cultural possui um ateliê para artistas populares, aberto à vista do público, além do glorioso espaço arquitetônico projetado por Mário Santos, seu filho e também arquiteto.
De terça a domingo, de 10h às 18h.
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 a 182, São Domingos
Programação: culturaniteroi.com.br/janete
Campo de São Bento
Principal jardim público urbano de Niterói, tem área de 36 mil metros quadrados, com canteiros, lago artificial, brinquedos para crianças, um pequeno parque de diversões e, nos fins de semana, uma grande feira de artesanato. O paisagismo se inspira no romantismo inglês. O coreto, com suas colunas, grades e cobertura trabalhadas, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1985, como marco do romantismo popular de fins do século XIX e início do XX.
Funciona: Diariamente, das 6h às 22h.
Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, Icaraí, Niterói
Sala de Cultura Leila Diniz
O espaço cultural da Imprensa Oficial surgiu para oferecer atrações culturais, como artes plásticas, teatro, música e literatura, à população de Niterói. Além disso, tem como objetivo promover artistas, apoiando e incentivando a produção cultural.
Além das exposições de artes plásticas, que ficam abertas diariamente para deleite do público, a Sala de Cultura Leila Diniz também possui atrações permanentes, como o Giro Cultural, que acontece no segundo sábado do mês, com a apresentação de uma peça teatral infantil, e a série “Concertos na Imprensa”, em parceria com o Programa Aprendiz, que apresenta um repertório musical variado toda última quarta-feira do mês.
Telefone: 21 2717-5299
Funciona: seg a sex, das 10h às 17h. Exceto feriados.
Endereço: R. Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói
Centro Cultural dos Correios
O Palácio sempre serviu para o funcionamento das repartições postais e telegráficas. Inclusive, a antiga sede da Diretoria Regional dos Correios do Estado do Rio de Janeiro. A partir de 2007, e por sete anos, o prédio ficou fechado para obras de reforma e restauro e a sua reabertura aconteceu em 21 de março de 2014, ano de comemoração do centenário do Palácio.
No primeiro pavimento do prédio o Espaço Cultural dispõe de duas salas de exposição e uma sala para oficinas. No segundo pavimento há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários.
Funciona: seg a sáb, das 11h às 18h. Exceto feriados.
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói
Museu de Arqueologia
O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) funciona nas ruínas do antigo Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa na região oceânica de Niterói, cercado pelo mar, montanha e a duna Grande. Itaipu é uma região belíssima, com vista para a cidade do Rio de Janeiro e rodeada pela exuberância do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
A sala de exposição funciona na antiga capela do Recolhimento. Um espaço pequeno, mas com uma museografia adaptada para contar em apenas 30 m² cerca de 8.000 mil anos de história da região.
Visitação: Seg / sex – 10h às 17h e sáb das 09h às 16h
(21) 3701-2994
Praça de Itaipu, S/N – Itaipu, Niterói
Museu do Ingá
O museu é dedicado à história política e artística fluminense, com um acervo de mais de 4 mil peças, incluindo obras de Tarsila do Amaral e Lucílio de Albuquerque, além de documentos e informações dos 43 governadores do estado. Este espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura.
O Museu do Ingá é composto por três dimensões de memória: o palácio residencial, a sede do governo e o museu. No projeto pretende-se valorizar todos esses aspectos. No circuito Palácio, uma exposição de longa duração apresenta a história do Rio de Janeiro, através de ambientes interativos que articulam as coleções Palácio e dos Governadores com fatos relevantes para a formação política do estado.
De quarta-feira a domingo, de 12h às 17h
Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói
Tel: (21) 2717 2893
Site: facebook.com/museudoingarj
Horto Botânico de Niterói
Com mais de um século de existência, o Horto conta com espécies de plantas e árvores como Jatobás, Jequitibás, Jacarandás e sapucaias e também com espécies raras como o “Pau Mulato”, só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia.
Um espaço de cerca de 8 mil metros quadrados, com pista de patinação e caminhada, playground, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, academia da terceira idade), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além de mais de 250 mil metros quadrados de área verde.
Alameda São Boa Ventura 770 – Fonseca, Niterói – RJ
Diariamente, das 8h às 17h
(21) 3706 – 8701
Solar do Jambeiro
Obra típica de uma época de luxo e riqueza, o Solar é um exemplar notável da arquitetura residencial urbana burguesa de meados do século XIX. Em meio à bela chácara arborizada, ergue-se o amplo sobrado, revestido de autênticos azulejos de padrão, típicos das construções portuguesas.
O conjunto arquitetônico do Solar do Jambeiro encontra-se implantado em ampla área arborizada (6.150 m2) composta de jardins e de uma reserva florestal no trecho em aclive. Os canteiros, em formas curvas, delimitam agradáveis caminhos de saibro, que conduzem o visitante ao prédio principal e anexos.
R. Presidente Domiciano, 195,São Domingos, Niterói
(21) 2109 – 2222
Terça a domingo, das 10h às 18h
Site: culturaniteroi.com.br/solar
Parque da Cidade
O parque é uma área de preservação ambiental (APA), localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de, aproximadamente, 150 mil m².
No alto do parque você tem acesso a duas rampas para a prática de vôo livre/parapente, uma com a vista da Lagoa de Piratininga e outra para a praia de Charitas, onde você poderá apreciar o mais espetacular pôr do sol do RJ.
O Parque da Cidade oferece uma ótima estrutura para os visitantes, como, banheiros, bebedouro, vagas e mesas com bancos propícios para prática de piquenique.
Estrada da Viração, s/n° – São Francisco, Niterói – RJ
Seg – Sex 08h às 17h / Sáb – Dom 08h às 18h
Discussion about this post