Médio Paraíba

5 Passeios imperdíveis em Barra do Piraí

Aldeia das Águas Park Resort

O Aldeia das Águas é o maior complexo de lazer do estado. Situado a menos de duas horas da cidade do Rio de Janeiro.

Com 330 mil metros quadrados de área construída, o Aldeia das Águas tem em suas piscinas mais de seis milhões de litros de água e diversão.

Para quem curte adrenalina, o Kilimanjaro promete proporcionar momentos de muita emoção. São impressionantes 49,9 metros de altura.

São 17 piscinas, toboáguas, Rio Corrente e Piscina de Ondas. Além disso, spa, quadras poliesportivas, campos de futebol society, espaço para esportes radicais e um incrível lago de pesca.

O Aldeia das Águas conta com uma excelente estrutura hoteleira para atender confortavelmente a todos os seus visitantes.

Site: aldeiadasaguasresort
Endereço: BR-393, km 270 – Barra do Piraí – RJ

Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase

O Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase está localizado na unidade Barra do Piraí – RJ. Foi inaugurado em dezembro de 2007 e tem como missão “promover o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania na região Sul Fluminense. Suas principais tarefas são estimular a criação artístico-cultural local, promover atividades que integrem as diversas áreas do conhecimento assim como desenvolver experiências conjuntas com a comunidade.

Sua estrutura privilegiada propicia a realização de várias atividades que refletem sensivelmente no cotidiano do aluno do UGB e na comunidade assistida pelo Centro.

O Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase visa, também, proporcionar mais opções de cultura, lazer e entretenimento, preenchendo, desse modo, uma grande carência dos moradores da região.

Endereço: Rodovia Benjamin Ielpo, km 11 (Estrada Barra do Piraí x Valença)
Telefone: (24) 2447-4723 / (24) 2447-4726

Fazenda da Taquara

A Fazenda da Taquara foi fundada em 1830 pelo casal João Pereira da Silva e Maria Florinda Alves da Silva, produtores de café. Hoje, a fazenda abre suas portas para visitas de turismo cultural.

O casarão principal, que ocupa mil metros de área construída, preserva as características de sua fundação, com mobiliário e acervo de fotos e documentos do século XIX, mantidos pela família. Guiadas por descendentes diretos do fundador da Fazenda, as visitas devem ser agendadas e incluem, além do passeio pela casa, observação de toda a produção do café, indo do plantio até o ensacamento. Aberta diariamente a partir das 8 da manhã, a Fazenda permite visitas com duração aproximada de duas horas, incluindo almoço e lanche.

Endereço: Estrada Barra do Piraí – Valença, Km 44,5 – Barra do Piraí – RJ
Telefone: (24) 2449-1221 / (24) 9826-3330

Fazenda Ponta Alta

As paredes da fazenda que teve 370 escravos guardam histórias incontáveis.

Na senzala, um quarto sem janelas, com capacidade para 30 escravos, abriga hoje um museu, que exibe instrumentos de tortura, tronco, panelas, moedor de café e candeeiros.

De 1830 a 1880, a fazenda produziu café. Ainda há sinais do processo pós- colheita, com lavagem, secagem e despolpagem no engenho de beneficiamento, onde os grãos eram descascados através da força de rodas d’ água, trazida por um aqueduto. A fazenda é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Depois que o solo se esgotou por causa da cafeicultura, a Ponte Alta passou a produzir gado de corte, atividade que a mantém ainda hoje, já vendida para Jair Ferreira. Em 1936, foi construída uma nova casa-sede, em estilo colonial mexicano.

Outra parte da senzala da Ponte Alta foi transformada em salão para os saraus, com bancos de madeira usados na época em que Getúlio Vargas era visitante frequente. Ele era amigo de Isa Leal, neta do Conde Modesto Leal, então proprietária da fazenda. Getúlio passou seus cinco últimos aniversários hospedado na Fazenda Ponte Alta.

Endereço: Av. Silas Pereira da Mota, 880, Parque Santana, Barra do Piraí – RJ
Telefone: (24) 2443-5159 / 2443 5005
Site: pontealta.com.br

Fazenda São João da Prosperidade

A história da Fazenda São João da Prosperidade inicia-se no século XIX, entre 1820 a 30, quando o café começa a ser cultivado na região. Através da doações de Sesmarias, Antonio Gonçalves de Morais, o chamado “capitão mata gente”, casado com Rosa Luiza Gomes de Morais, investe na plantação do café.

A casa da fazenda possui paredes externas muito largas de pedra e internas de pau a pique, enorme pé de direito, telhados bastante inclinados com telhas feitas à mão, assoalhos de tábuas largas e é muito simples, sem os requintes de outras fazendas construídas mais nos meados do século.

Do antigo conjunto composto por tulhas, moinho, senzalas e casa grande, hoje só existem a casa que possui quinze quartos, seis salões, um pátio interno, cozinha e terreiro de café, cercados de algumas construções. Na frente da casa existe uma construção de pedra, que provavelmente se destinou a abrigos de tropas de mulas que levavam o café do Rio de Janeiro até a chegada em Barra do Piraí, da estrada de fero Dom Pedro II, em 1864.

A Fazenda São João da Prosperidade pertence hoje a Magid Breves Muniz. Possui 40 alqueires mineiros e tem como principais atividades o turismo, gado de corte, produção de linguiça e reflorestamento de eucalipto.

Visita Guiada:

Visita ao interior da casa, com informações sobre o mobiliário existente, objetos e curiosidades.
Visita a parte externa da casa (terreiro de secagem do café, área do alambique, ferraria, tulha e ruínas da senzala);
A visita terminada na antiga cozinha do casarão onde será servido o café da fazenda.
A visita tem a duração de aproximadamente 2 horas;
Um histórico será distribuídos aos visitantes no local da visita;
Visita ao Armazém com produtos da fazenda: lingüiça, queijo, cachaça, artesanato regional e doces caseiros.

Endereço: Estrada Barra do Piraí, Km 7 – Ipiabas, Barra do Piraí – RJ
Telefone: (24) 2442-3194 | (24) 99967-0339