Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
O processo de criação do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos bebeu em variadas fontes: dos parques arqueológicos tradicionais tirou a ideia de preservação de um sítio aberto à visitação; do conceito ampliado de museus de território veio a inspiração para um projeto subordinado à parâmetros de proteção, documentação, pesquisa e interpretação e também a ideia de preservar a sua diversidade biológica em um reserva particular de proteção natural. Já os ecomuseus inspiraram a preocupação com a participação da comunidade onde está inserido e a ênfase dada ao conjunto, e não a objetos específicos.
A concepção museológica se desenvolve em torno de três espaços: o Centro de Memória, a Área de Guarda e o Circuito de Visitação. Neles, os visitantes têm a oportunidade de trazer para o presente as memórias impregnadas nos fragmentos e ruínas encontrados nas escavações arqueológicas, documentos, fotografias, artefatos e relatos.
No Centro de Memória, onde é feito o acolhimento dos visitantes, estão expostos painéis suspensos com textos e fotos, organizados em formato de almanaque, vitrines com vestígios arqueológicos encontrados no sítio urbano e objetos doados por antigos moradores. Já a maquete reproduz, em escala, a configuração da cidade nas décadas de 1930 e 1940. O espaço também conta com a exibição permanente de documentários audiovisuais, contendo relatos gravados com a história de vida e as lembranças de antigos moradores da região, além de totens digitais que oferecem acervos fotográfico e documental da cidade de São João Marcos.
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Estrada RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro/RJ
Visitação: Qua / sex – 10h às 16h e sáb / dom – 9h às 17h
Entrada Franca
Site: saojoaomarcos.com.br
Museu Municipal de Mangaratiba
Inaugurados em 2012, ambos os museus estão instalados na bela construção de arquitetura luso brasileira conhecido por Solar Barão de Sahy, e funcionam como espaços culturais, mantidos pela Fundação Mário Peixoto.
O acervo do Museu Municipal contém várias peças históricas, fotos antigas, mobiliário de época, atas da Câmara Municipal e documentos que preservam a memória de Mangaratiba. O rico material exposto permanentemente está disponível para visitação gratuita e para consulta de pesquisadores.
O Museu das Conchas, como o nome sugere, apresenta uma imensa variedade de exemplares, algumas trazidas de locais distantes, como uma com cerca de um metro de comprimento e pesando 157 quilos, proveniente da Grande Barreira de Corais, na Austrália.
As peças expostas são do colecionador e pesquisador Dr. Carlitos e encantam os visitantes.
Como não poderia deixar de ser, parte do amplo sobrado é dedicado ao ilustre cidadão Mário José Breves Rodrigues Peixoto, nascido em Mangaratiba em 1908 e conhecido internacionalmente como Mário Peixoto, roteirista e diretor que também escreveu poemas e livros.
O museu expõe alguns de seus objetos pessoais, projetores antigos, fotos, várias de suas obras escritas e fotogramas do seu famoso filme Limite, que foi rodado em Mangaratiba no ano de 1930.
O Solar dispõe de uma pequena sala para exibição de filmes e outra bem maior, exclusiva para a realização de exposições e muito utilizada pelos artistas locais.
Rua Coronel Moreira da Silva, 173, Centro, Mangaratiba – RJ
Tel.: (21) 3789-0717
Horário: ter / sex – 9h às 17h e sáb / dom – 14h às 17h
Entrada gratuita
Parque Estadual Cunhambebe
O Parque Estadual Cunhambebe é uma unidade de conservação ambiental brasileira criada através do Decreto Estadual nº 41.358, de 13 de junho de 2008.
Possui 38 mil hectares e abrange partes dos municípios fluminenses de Angra dos Reis, Rio Claro, Mangaratiba e Itaguaí.
O nome do Parque é uma homenagem ao cacique tupinambá Cunhambebe, líder da Confederação dos Tamoios, formada por volta de 1560.
O Parque funciona de terça a domingo, de 8h às 17h.
Estr. da Cachoeira, s/n – Vale do Sahy, Mangaratiba
Parque Municipal Pedra do Urubu
Possui 248 hectares, em um perímetro de 7,24 mil metros que abrange os bairros Parque Bela Vista, Centro, Santo Antônio, Ribeira e Junqueira.
A nova unidade visa conservar, proteger e recuperar os ecossistemas locais, além de promover a educação ambiental, proteção dos mananciais e estimular o turismo.
O parque é muito procurado para a prática de rapel.
Praia Brava de Mangaratiba
Com uma espaçosa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo, de águas limpas. Cercada por costões, essa tranquila praia conta também com a presença de árvores e vegetação nativa.
Costuma ser bastante frequentada durante o verão. Possui moderada infraestrutura, com pequenos restaurantes e bares próximos.
Praia de Conceição de Jacareí
Antigo vilarejo de pescadores, as bênçãos da padroeira Nossa Senhora da Conceição certamente fazem com que “Conceição” não perca a maior das suas qualidades: é um lugar bucólico e belo, com uma praia de 600 metros de extensão com mar calmo e perfeito para a pesca e esportes náuticos.
O calçadão na orla da praia é cercado de altos coqueiros e recheados de quiosques.
Do cais de Conceição saem diversos passeios pela baía da Ilha Grande.
Praia de Muriqui
Muito movimentada durante o ano inteiro, a Praia de Muriqui é bem urbanizada com bares, restaurantes e quiosques ao longo de seus 1.100 metros de extensão.
Praia do Ibicuí
Com 600 metros de extensão, abriga o Iate Clube de Ibicuí.
Contornada por casas de veraneio, tem águas mornas e calmas, muito procurada para a prática de esportes.
A praia é considerada uma das melhores de Mangaratiba. Com o mar sempre muito claro e calmo é o lugar ideal para crianças.
Praia do Saco
Considerada uma das praias mais bonitas de Mangaratiba. De grande extensão, conta com uma grande faixa de areia clara, e o mar é tranquilo de águas transparentes.
É um bom lugar para se visitar com a família, já que as crianças podem brincar e nadar sem preocupação. Com moderada urbanização, possui boa infraestrutura.
Praia do Sahy
Pouco conhecida por turistas, sendo mais frequentada por moradores próximos. Com uma espaçosa faixa de areia, possui águas tranquilas, e é cercada por mata nativa bastante preservada.
Com algumas casas próximas, não possui comércio e infraestrutura, sendo indicado que o turista que visitar essa praia leve alimentos e bebidas para que possa desfrutar de um dia tranquilo.
Praia Grande de Mangaratiba
Praia Grande recebe e acolhe turistas e moradores durante o ano inteiro. A natureza nativa das areias ocupa aproximadamente um quilômetro de extensão.
De mar verde e areias claras, é um local ideal para quem quer curtir a natureza.
Discussion about this post