Rio de Janeiro

10 Passeios ao Ar Livre no Rio de Janeiro

Zona Portuária
A Zona Portuária do Rio de Janeiro passou por grandes mudanças nos últimos tempos. O local, que antes estava completamente abandonado e degradado, hoje se encontra pronto para receber turistas com várias atrações. Porta de entrada para a cidade maravilhosa, o Píer Mauá é o local em que ficam ancorados tanto navios de carga quanto cruzeiros que atracam no Rio de Janeiro.

Importantes construções, como o MAR e o Museu do Amanhã, encontram-se na Praça Mauá. Além disso, a própria praça se tornou uma grande atração, com sua vista para a Baía de Guanabara.

Já o Mural Etnias, considerado o maior do mundo, recebe muitos turistas diariamente.

Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá

Monumento aos Pracinhas
O Monumento aos Pracinhas presta homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália.

No espaço expositivo encontram-se alguns dos objetos usados pelos pracinhas nas operações de guerra, assim como o relato da campanha da FEB na Europa e os aspectos da vida e da luta no mar.

Av. Infante Dom Henrique, 75 Glória

Parque Penhasco Dois Irmãos
O parque localizado no Leblon foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares. Dos deques de madeira é possível avistar alguns dos mais importantes cartões-postais da cidade: Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema.

Pra chegar lá basta ir em direção a Av Niemeyer através da Gávea e subida na Rua Aperana. Fica aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.

Rua Aperana, – Leblon, Rio de Janeiro

Arcos da Lapa
O antigo Aqueduto da Carioca, conhecido como Arcos da Lapa, é um dos cartões postais da cidade, além de ser o símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.

A estrutura, em pedra argamassada, apresenta estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior. Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial.

Aproveite para visitar os diversos bares e restaurantes da região.

Lapa, Rio de Janeiro

Lagoa Rodrigo de Freitas
Ao redor das águas calmas da Lagoa Rodrigo de Freitas, os cariocas e visitantes praticam esportes, realizam piqueniques e aproveitam momentos de relaxamento.

O cenário é perfeito para os esportes náuticos, como remo e canoagem. Quem preferir a terra firme pode optar por caminhar ou pedalar em seu entorno, de 8 km, sempre movimentado, principalmente no final da tarde. Depois de tanto esforço, nada melhor que uma boa água de coco, em um dos vários quiosques, para completar o programa.

Lagoa Rodrigo de Freitas – Lagoa

Vista Chinesa
Construído no início do século XX em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil, o monumento da Vista Chinesa oferece um amplo panorama repleto de verde da Zona Sul carioca. A trilha tem fácil acesso e é totalmente pavimentada, levando ao mirante numa subida exigente, íngreme, mas que compensa com um dos picos mais bonitos da cidade!

Estrada da Vista Chinesa, 1294 – Alto da Boa Vista

Ilha de Paquetá
A Ilha de Paquetá é a principal ilha de um pequeno arquipélago, que leva o mesmo nome, formado por outras 15 ilhas.

Além dos passeios ao ar livre, Paquetá investe em atrações culturais para atrair novos visitantes, sem deixar de lado o clima de cidade do interior. A Casa de Artes de Paquetá mantém uma exposição permanente com a história do lugar, desde a colonização, e também é um lugar legal para ir com as crianças.

Hoje, toda a ilha é uma área de preservação do ambiente cultural.

A única forma de chegar na ilha é usando o serviço das barcas. Elas partem da Praça XV no centro da cidade.

Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro

Escadaria Selarón
Obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, a escadaria reúne diversos azulejos de várias partes do Brasil e do mundo. Toda colorida, já foi cenário de clipes de U2 e Snoop Dogg, além de ser um local escolhido por cariocas e milhares de visitantes da cidade para fotografias.

R. Joaquim Silva, S/N – Centro, Rio de Janeiro

Mureta da Urca
Ponto de encontro de jovens cariocas e turistas do mundo todo, a Mureta da Urca virou referência na cidade quando o assunto é cerveja gelada e pôr do sol sob uma das vistas mais bonitas da cidade.

Diariamente, amigos se reúnem na mureta para bater papo, comer petiscos servidos na rua pelos bares ao redor e apreciar o lindo visual da Baía de Guanabara.

Os picos são às quintas e sextas, a partir das 19h, e aos finais de semana.

Rua Cândido Gaffree, 205 – Urca

Mirante do Leblon
O Mirante permite uma bela vista da orla oceânica do bairro do Leblon,de Ipanema e das pedras do caminho que segue para São Conrado.

Oferece um local adequado para apreciar a natureza, descansar e degustar uma bebida gelada.

O Mirante fica localizado no final da praia do Leblon, no início da avenida Niemeyer.

Av. Niemeyer – Leblon