Rio de Janeiro

10 parques gratuitos para sentir a natureza no Rio de Janeiro

Pra você que é amante da natureza e curte passear! Nós selecionamos 10 parques imperdíveis para quem deseja aproveitar as belezas naturais da Cidade Maravilhosa.

Parque Natural Bosque da Barra
Situado em uma região movimentada da Zona Oeste da cidade, o Bosque da Barra possui 50 hectares. O parque foi criado visando a preservação ambiental, especialmente da vegetação de restinga, da paisagem natural e da fauna local.

A grande variedade de fauna torna o local ideal para a observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque.

As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas. As grandes áreas gramadas são ideais para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas. O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica.

Visitação gratuita: terça a domingo de 8 às 17h.
Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca

Parque Estadual do Grajaú
O parque estende-se sobre a encosta nordeste da Serra dos Três Rios até os limites do Parque Nacional da Tijuca. Tem como marco notável a Pedra do Andaraí, com altitude de 444 metros, de elegante forma piramidal, que atrai muitos escaladores.

Contando com 55 hectares de Mata Atlântica, o Parque do Grajaú datado de 1978, possui uma vasta fauna com: Beija-flor, Sabiá Barranco, Tucano, Bem-te-vi, Rolinha, Garriça, pequenas Serpentes, lagartos, micos e Insetos variados.

Possui uma sede operacional e administrativa e uma área de uso público intensivo com brinquedos, equipamentos para ginástica, área para piqueniques, anfiteatro ao ar livre e sala para atividades culturais.

Visitação gratuita: terça a domingo de 8 às 17h.
Rua Comendador Martinelli, 742, bairro Grajaú.

Parque Natural Chico Mendes
Localizado no bairro do Recreio, Zona Oeste da cidade, o parque oferece, nos seus 44 hectares de vegetação de restinga: nove trilhas em quase 5 km, todas sinalizadas, um deck que se estende na Lagoinha, permite ao visitante ficar mais próximo, e observar os jacarés, que são os símbolos do parque. Os animais mais observados são os jacarés do papo amarelo, capivaras, preguiças, aves como garça branca, socó, frango d’água, biguá, diversos passarinhos tipo tiê- sangue, sabiá, andorinhas, sairás, entre outros.

O Parque possui visita monitorada de Terça a sexta e trilha especial para portadores de deficiência visual e física.

Visitação gratuita: terça a domingo de 08h às 17h
Telefone: 21 2437-6400
Av. Jarbas de Carvalho 679, Recreio

Bosque da Freguesia
Com 310.000 mt² e muitas árvores, o Bosque da Freguesia é um enorme reduto de área verde preservada em Jacarepaguá, sendo um ótimo espaço de lazer para turistas e cariocas.

O Parque oferece 2,5 km de alamedas e trilhas que servem para corridas e caminhadas, quadra esportiva, parques infantil e diversos pontos de descanso.

Visitação gratuita: terça a domingo das 07h às 17h
Av. Ten-Cel. Muniz de Aragão – Anil, Rio de Janeiro

Parque Estadual da Pedra Branca
É considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, e possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica. O maciço circunda os bairros de Guaratiba, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Campo Grande.

Núcleo Pau-da-Fome: Onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional. Entrada pela Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara.

Núcleo Piraquara: A área conta com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho. Entrada pela rua do Governo s/nº – Realengo.

Núcleo Camorim: Trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude, no alto do parque. Entrada pela Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim.

Visitação gratuita: terça a domingo, das 8h às 17h
Tel.: 21 3347-1786
Estrada Pau da Fome, 4003 – Taquara, Rio de Janeiro

Parque Lage
Originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, o belíssimo jardim de estilo romântico europeu divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica. Destacam-se também as palmeiras imperiais, os lagos e ilhas artificiais, além das cavernas espalhadas pelo parque e os aquários incrustados nas paredes com diversos peixes.

Muito procurado por famílias, especialmente nos finais de semana, o Parque Lage conta com boa estrutura para a diversão das crianças, com brinquedos e grande área ao ar livre. É muito comum a realização de piqueniques no parque.

Visitação gratuita: diariamente, das 8h às 17h
Tel.: 21 2334-4088
R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

Quinta da Boa Vista
Localizado no bairro de São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos da cidade, com cerca de 155 mil metros quadrados. Preserva os jardins e lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou; o antigo palácio da família real, onde hoje funciona o Museu Nacional; construções e estátuas de bronze originais, como o Templo de Apolo; e o monumental portão, presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e a Imperatriz, D. Leopoldina, que hoje recepciona os visitantes do Jardim Zoológico.

Frequentadores de todas as idades aproveitam a ampla área verde para a prática de esportes durante todos os dias da semana. O pedalinho no lago principal, as quadras poliesportivas e passeio pelas grutas artificiais também atraem muitos jovens e crianças. Os agradáveis jardins também é muito procurados para a realização de piqueniques.

Visitação Gratuita: diariamente das 9h às 17h
Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão

Parque Municipal da Catacumba
O Parque da Catacumba está em uma área que foi reflorestada na década de 70. Com quase 27 hectares, o parque possui uma grande diversidade de árvores, plantas e flores. Na parte baixa, várias esculturas podem ser admiradas ao ar livre. Caminhos pavimentados e pequenas praças com chão de pedra tornam o lugar perfeito para caminhadas e piqueniques. Já na parte alta, a mata mais densa toma conta do lugar.

Uma trilha de 600 metros dá acesso ao mirante do Sacopã, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freiras e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos. Os visitantes podem aproveitar as atividades de lazer oferecidas por uma empresa particular que atua no parque, entre elas arvorismo, rapel, tirolesa e muro de escalada.

Visitação gratuita: terça a domingo, das 8h às 17h
Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa

Parque Nacional da Tijuca
Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.

É, sem dúvida, peça fundamental para fazer do Rio a Cidade Maravilhosa. Dividido em quatro setores – Floresta, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades.

Visitação gratuita: diariamente, das 8h às 17h
Tel.: 21 2491-1700
Estr. da Cascatinha – Alto da Boa Vista

Parque Natural do Marapendi
Com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens naturais, o Parque Marapendi resguarda os ecossistemas nativos de restinga e manguezal. O local foi criado em 1978 com o objetivo de se tornar um espaço de recreação e lazer ao ar livre, além de um ambiente de preservação ambiental.

Entre as espécies encontradas na região, destacam-se árvores centenárias, como jacarandás e pinheiros do Paraná, e animais, como o tucano-de-bico-preto e o bicho-preguiça.

No parque também está o Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, criado para a troca de conhecimento por meio de atividades socioambientais. O centro reúne sala de ciências com informações sobre a fauna e a flora da região e mantém uma extensa programação cultural com exposições, oficinas de artesanato e exibição de filmes.

Visitação gratuita: terça a domingo, das 8h às 17h
Tel.: 21 2497-7088
Av. Alfredo Baltazar da Silveira – Recreio dos Bandeirantes