Rio de Janeiro

Turistando no Centro

Parque das Ruínas

As Ruínas do antigo palacete, integradas às estruturas de ferro e vidro projetadas para sediar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, tratam do tempo, do glamour, da sofisticação e da cultura.

Neste mesmo endereço morou uma das maiores mecenas das artes da cidade do Rio de Janeiro, Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales.

A residência, ponto de encontro do modernismo brasileiro, foi o cenário dos inúmeros saraus promovidos por Laurinda e frequentados por artistas nacionais e internacionais como Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan.

instagram.com/parquedasruinasoficial
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro

Paço Imperial

Com a chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império.

Após a Proclamação da República, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é um dos marcos da história cultural da cidade.

Desde 1985, o Paço Imperial é um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, e oferece exposições incríveis durante todo ano com entrada franca.

Entrada Gratuita
Site: amigosdopacoimperial.org.br
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro

Museu Nacional de Belas Artes

No centro histórico do Rio de Janeiro, a construção projetada para sediar o Museu Nacional de Belas Artes foi feita durante a reforma urbana do prefeito Pereira Passos. O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1973 possui galerias que contam a história das artes plásticas no Brasil desde o seu início até a contemporaneidade.

O Museu é a instituição que concentra a maior e mais completa coleção de arte brasileira do século XIX e, possui um acervo de 70 mil itens entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos, livros e documentos.

Grátis aos domingos
instagram.com/mnbario
Avenida Rio Branco, 199 – Centro

Museu Light da Energia

O Museu Light é um espaço para aprender e se divertir, com entrada gratuita, oferece diversos circuitos de visitação e atividades educativas.

museulight.com.br
Av. Mal. Floriano, 168 – Centro

Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional mantém, em 9.000m² de área aberta ao público, galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias, entre as quais exemplares de Juan Gutierrez, Augusto Malta e Marc Ferrez.

mhn.museus.gov.br
Praça Marechal Ancora, s/n° – Centro

Museu Histórico e Diplomático

Situado no interior do belo Palácio Itamaraty, o Museu Histórico e Diplomático (MHD) reúne um precioso acervo referente à história diplomática do Brasil. Construção oitocentista, o Palácio do Itamaraty já foi residência do Conde de Itamaraty (até 1889), palácio presidencial (até 1897) e sede do Ministério das Relações Exteriores (até 1970). O Museu foi fundado em 1955 e funcionou em várias salas, até sua reorganização ocupar grande parte do Palácio.

Entrada Gratuita
gov.br/mre/pt-br/ererio
Av Marechal Floriano, 196, Centro

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

museudoamanha.org.br
Praça Mauá, 1 – Centro

Museu de Arte do Rio

O MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados. O antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista.

O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar.

museudeartedorio.org.br
Praça Mauá, 5 – Centro

Museu da Fazenda Federal

Planejado para funcionar na sobreloja do Edifício do Palácio da Fazenda no antigo Estado da Guanabara, hoje ocupa uma área de cerca de 700m² no 10º andar, ao lado do Salão Nobre e do Gabinete do Ministro.

A criação do Museu está interligada à própria história do MF, que remonta à época do Brasil Império. Surgiu com o objetivo de recolher, catalogar, classificar, guardar e expor ao público documentos, objetos e peças de importância histórica, ligados à administração fazendária do Brasil, existentes nos órgãos do Ministério da Fazenda ou a ele doados, com a finalidade de preservação desse patrimônio cultural.

Entrada Gratuita
Av. Presidente Antônio Carlos, 375 – Centro

Espaço Cultural da Marinha

O Espaço Cultural da Marinha integra o Complexo Cultural da Marinha formado por um circuito de museus e de exposições.

A proposta é a de um embarque pela história do Brasil e da navegação. O ponto de partida tem início logo na entrada do Espaço Cultural onde está exposta a Galeota D. João VI, construída em Salvador, no ano de 1808, e que esteve em uso até o início do período republicano.

A viagem continua a bordo do Submarino- Museu Riachuelo, do Navio- Museu Bauru e da Nau dos Descobrimentos, atracados ao cais do Espaço Cultural. Em seu pátio, podemos conhecer também o Helicóptero Museu.

marinha.mil.br/dphdm/espaco-cultural-da-marinha
Av. Alfred Agache – Centro

Espaço Cultural Correios

O Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca com formas variadas de expressão artística.

Entrada gratuita
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Centro Cultural Banco do Brasil

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. Na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016 da publicação inglesa The Art Newspaper, o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro ocupa a 26ª colocação com 2.216.880 visitantes, o CCBB de Brasília aparece no 59° lugar com 1.122.826 e o CCBB de São Paulo fica no 68° lugar com 965.929 visitantes.

Entrada gratuita
ccbb.com.br/rio-de-janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Casa França Brasil

A Casa França-Brasil é um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. Desde a sua inauguração em 1990, consolidou-se como um lugar privilegiado para a realização de exposições, performances e apresentações musicais.

A Casa é hoje um pólo de difusão de cultura e referência em arte contemporânea. São oferecidos cursos, seminários, ciclos de palestras, entre outros projetos, além da programação de exposições.

Entrada gratuita
casafrancabrasil.rj.gov.br
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro

Caixa Cultural

Inaugurada em 2006, abriga em seus mais de 6.000m² um teatro de arena, dois cinemas, quatro galerias de arte, além de salas de oficinas e ensaios.

Também faz parte da CAIXA Cultural o tradicional Teatro Nelson Rodrigues. Uma das melhores salas de espetáculos do Brasil

A programação garante o acesso gratuito às exposições, debates, visitas guiadas, shows, oficinas e afins, e os espetáculos e mostras de cinemas têm preços populares.

Entrada Gratuita
Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro

Zona Portuária

Píer Mauá
Porta de entrada para a cidade maravilhosa, o Píer Mauá é o local em que ficam ancorados tanto navios de carga quanto cruzeiros que atracam no Rio de Janeiro.

Além de abrigar um posto de informações turísticas, os armazéns do Píer Mauá foram reformados para receber eventos e manter a região sempre movimentada. A Feira de Arte Internacional ArtRio, o Festival do Rio e a Semana de Moda já foram realizados no local.

Praça Mauá
Importantes construções, como o MAR e o Museu do Amanhã, encontram-se na Praça Mauá. Além disso, a própria praça se tornou uma grande atração, com sua vista para a Baía de Guanabara e também como novo point para food trucks.
De metrô, você poderá descer nas estações Cinelândia ou Carioca, e em seguida, pegar um VLT até a Parada dos Museus, que fica a 200 metros do Museu do Amanhã.

Mural Etnias
O mural Etnias do artista Eduardo Kobra, pintado no Boulevard Olímpico, na Orla Conde, área portuária do Rio, recebeu o certificado do Guinness World Record, o Livro dos Recordes, como o maior grafite do mundo. O trabalho, que tem a extensão de 3 mil metros quadrados representa a união entre os povos dos cinco continentes estampada em rostos dos povos Huli da Nova Guiné, Mursi da Etiópia, Kayin da Tailândia, Supi da Europa e os Tapajós das Américas, em uma ligação com os cinco arcos olímpicos.

Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá

Theatro Municipal

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. Na última reforma, foram encontradas onde preciosidades como um grande painel original do italiano Eliseu Visconti foram resgatadas. Importantes áreas do Theatro foram restauradas, com destaque para a imponente águia de 350kg que enfeita o topo da construção, que recebeu 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento.

theatromunicipal.rj.gov.br
Praça Floriano, s/n – Centro

Yup Star

Com 88 metros de altura, a roda-gigante do Rio é a maior da América Latina e será o novo cartão postal da cidade.

Lá do alto você terá uma vista incrível da paisagem carioca, podendo contemplar pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Relógio da Central do Brasil, a Baia de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, a Cidade do Samba, o Museu do Amanhã e muito mais!

yupstar.com.br
Av. Rodrigues Alves, 455, Porto Maravilha

Real Gabinete Português de Leitura

Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.

Atualmente, o Real Gabinete Português de Leitura figura na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo uma seleção feita pela revista Time.

Entrada Gratuita
realgabinete.com.br
Rua Luís de Camões, 30 Centro

Mosteiro de São Bento

Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém-fundada cidade de São Sebastião.

Em pleno centro da grande metrópole, conserva-se como um lugar de silêncio e oração. A visita é restrita à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa ao Mosteiro. Detalhes como o portão em ferro art nouveau e os altares em jacarandá cobertos por ouro são impressionantes.

mosteirodesaobentorio.org.br
Rua Dom Gerardo, 68 – Centro

Ilha Fiscal

Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado.

Os guias especializados que acompanham os grupos de visita, além de mostrarem os salões, o torreão e as exposições permanentes do espaço, explicam um pouco das contribuições da Marinha ao desenvolvimento do país. O passeio até à Ilha é realizado com a escuna Nogueira da Gama e dura cerca de 10 minutos, em caso de mau tempo o trajeto é feito de van. Você ainda pode conhecer o Navio Bauru que participou da Segunda Guerra Mundial atracado no píer, assim como o Submarino Riachuelo.

marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal
Avenida Alfred Agache, s/n Centro

Escadaria Selarón

A escadaria, que fica entre a rua Joaquim Silva, na Lapa, e a rua Pinto Martins, no bairro de Santa Teresa, fica a apenas cinco minutos dos Arcos da Lapa.

Obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, a escadaria reúne diversos azulejos de várias partes do Brasil e do mundo. Toda colorida, já foi cenário de clipes de U2 e Snoop Dogg, além de ser um local escolhido por cariocas e milhares de visitantes da cidade para fotografias.

R. Joaquim Silva, S/N – Centro

Cine Odeon

Inaugurado em 1926, o Cine Odeon é um dos últimos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. Pioneiro e único do polo cinematográfico criado na Cinelândia ainda em atividade. Após a reformulação promovida pelo Grupo Severiano Ribeiro, reabriu em 2015 sob um novo formato: ODEON CENTRO CULTURAL SEVERIANO RIBEIRO, e além de filmes, passou a oferecer mostras, exposições, eventos musicais, cursos, espetáculos, palestras e eventos diversos ligados à cultura.

cineodeon.com.br
Praça Floriano, nº 7 Centro

Bonde de Santa Teresa

Os famosos bondes de Santa Teresa, que ligam o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa, não são apenas um meio de transporte real para moradores do bairro ou mesmo turistas que querem visitar o local. São uma atração da cidade, fazem parte do cenário local e tornaram-se, inclusive, cartão-postal.

Poucos lugares conseguem representar tanto a essência do Rio quanto Santa Teresa. Ali tem história, gastronomia, boemia, cultura, natureza. E, tudo isso, com uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

bondesdesantateresa.rj.gov.br
R. Lélio Gama, 2 – Centro

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

Entrada Gratuita
gov.br/bn/pt-br
Avenida Rio Branco, 219 – Centro

Arcos da Lapa

O antigo Aqueduto da Carioca, conhecido como Arcos da Lapa, é um dos cartões postais da cidade, além de ser o símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.

A estrutura, em pedra argamassada, apresenta estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior. Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial.

Arcos da Lapa, Rio de Janeiro

AquaRio

A cidade do Rio de Janeiro, com uma vocação natural para o turismo ligado ao mar, há muito merece um Aquário Marinho de visitação pública de nível internacional. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, que cria a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.

aquariomarinhodorio.com.br
Praça Muhammad Ali – Via Binário do Porto, s/n

Teatro Riachuelo

Ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos, frequentado por milhares de pessoas ao longo de sua existência, o prédio foi construído no século XIX. Inaugurou, em 1890, como Cassino Nacional Brasileiro e logo passou a ser chamado de Cassino Nacional, em 1901.

teatroriachuelorio.com.br
Rua do Passeio 38/40 – Centro

Teatro João Caetano

A casa de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro, inaugurado em 13 de outubro de 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o teatro foi cenário de importantes acontecimentos históricos do país. Ali assinou-se a primeira Constituição brasileira. Sua versatilidade para encenar gêneros de espetáculos variados – operetas, tragédias, concertos, comédias, shows e musicais – fez dele um dos mais conhecidos e respeitados espaços cênicos do país.

Praça Tiradentes, s/n Centro

Sala Cecilia Meireles

A Sala Cecília Meireles é uma das casas de concerto mais tradicionais do Brasil. No coração da Lapa, centro da cidade, a Sala se tornou, desde 1965, importante espaço de formação e difusão da música de concerto no Rio de Janeiro. Este espaço pertence à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ.

salaceciliameireles.rj.gov.br
Largo da Lapa, 47 – Centro

Rival Refit

O Teatro Rival Refit é sinônimo de tradição e excelência artística há mais de oitenta anos. Por trás da longevidade do teatro está sua capacidade de transformação. Sob o comando de seu precursor Américo Leal, o teatro foi um dos principais palcos do Teatro de Revista. Depois, o palco recebeu toda a geração do chamado Teatro do Rebolado. Em meio à ditadura militar, o caráter alternativo da casa foi enfatizado com os seus famosos shows de travestis.

teatrorivalrefit.com.br
Rua Álvaro Alvim – 33-37 – Cinelândia

Rio Scenarium

O Rio Scenarium funciona em um casarão do século XIX, conhecido mundialmente por sua decoração com rico acervo de móveis e objetos antigos. Nele o cliente desfruta de sete ambientes distribuídos em três andares, drinks customizados e o melhor da culinária e da música brasileira. A casa prepara por mês, para os clientes, uma programação musical especial a noite e nas feijoadas aos sábados, com muitas atrações, desde samba de raiz passando pela gafieira e chorinho até o pop no Salão do segundo piso.

Original casa de show que mistura exposição de antiguidades, bar, restaurante e programação musical, se tornou o ícone da revitalização da Rua do Lavradio.

rioscenarium.com.br
Rua do Lavradio, 20 – Centro

Fundição Progresso

Ao longo dos últimos 20 anos, a Fundição Progresso se tornou o maior centro cultural independente do país. Aberto para todas as expressões culturais, propõe modelos de impacto positivo na nossa sociedade transformando através da arte, cultura, educação e do meio ambiente

Ocupando o prédio de uma antiga fábrica de cofres e foges, na Lapa RJ – onde se encontram grupos culturais que formam uma rede produtiva de desenvolvimento artístico e profissional oferecendo cursos e oficinas além de uma variada programação de shows e espetáculos de circo, dança, teatro e outras manifestações.

fundicaoprogresso.com.br
Rua dos Arcos, 24, Centro

Circo Voador

Vizinho dos Arcos da Lapa, o Circo Voador continua a criar noites históricas na cena musical do Rio de Janeiro como nunca deixou de fazer. Uma das casas mais amadas e respeitadas do Brasil, “a nave” foi palco de shows inesquecíveis na década de 90 e responsável pelos primeiros passos de inúmeras bandas de rock, como Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso. Hoje, além de memoráveis shows, o Circo também oferece uma extensa programação de festivais, eventos culturais e projetos sociais voltados à educação.

circovoador.com.br
Arcos da Lapa, S/N – Lapa Rio de Janeiro

CRAB

O CRAB é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado.

É formado por três edificações históricas que ficam na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

Tombado pelo IPHAN e pelo INEPAC, o Solar Visconde do Rio Seco, maior prédio do conjunto arquitetônico do CRAB, se destaca pelo seu tamanho e imponência.

Um espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e em ativa conexão com os agentes do artesanato e o público geral no Brasil e no mundo.

Entrada Gratuita
facebook.com/CrabSebrae
Praça Tiradentes, 67 a 71 – Centro