Niterói

Praias Oceânicas de Niterói

Praia de Itacoatiara

A praia de Itacoatiara é uma das praias oceânicas mais movimentadas de Niterói. Com suas águas bem azuis e cristalinas, além de mar bastante agitado com fortes ondas, a praia é um paraíso para surfista nenhum botar defeito.

A prainha é muito frequentada por famílias com crianças, por causa de um paredão de pedras que cria uma linda piscina, segura para os filhos. A grande pedra, conhecida como pedra do Pampo impede que a agitação das ondas atrapalhem a diversão dos banhistas quando a maré está baixa.

Praia de Piratininga

A praia de Piratininga é porta de entrada da região oceânica de Niterói e também a maior praia desta região, sendo na verdade, formada pela união de duas outras praias. As praias conhecidas como Praião, trecho mais extenso e com ondas mais fortes, e Prainha, de menor extensão e com mar calmo, se unem para formar a praia de Piratininga, com um total de 2,7 Km de extensão.

Piratininga tem um imenso calçadão com diversos quiosques, que servem petiscos e pratos à base de peixe e frutos do mar.

Praia do Sossego

Situada entre as praias de Piratininga e de Camboinhas, é pouco frequentada devido a sua dificuldade de acesso que é feito pelo bairro de Camboinhas

Uma praia pequena, com 150 metros de extensão, cuja beleza é única. Em função disso, recebeu o título de Monumento Natural, e é uma área de preservação. A Praia do Sossego, é um dos poucos lugares da cidade que ainda tem vestígios de restinga na cidade, e uma orla cercada por costões e uma diversidade de espécies vegetais.

Praia de Camboinhas

A Praia de Camboinhas se destaca por uma orla belíssima, com quiosques muito bem estruturados e um longo calçadão. O bairro é considerado de alto luxo e tem apenas uma entrada e uma saída principal, onde fica um DPO, e uma pequena estrada secundária que dá acesso a Piratininga. O transporte público não entra no bairro, basicamente residencial.

A Praia de Camboinhas não costuma apresentar ondas altas, exceto em épocas de ressaca. As águas são limpas e verdes claras, transparentes. À tarde o calçadão fica repleto de pessoas caminhando, correndo ou pedalando na ciclovia.

Praia de Itaipu

Praia de mar calmo, e no cantinho esquerdo deste mar, nos finais de semana ficam atracadas várias lanchas, barcos e traineiras de pescadores que moram por ali. Existe no canto esquerdo desta praia uma pequena colônia de pescadores e por isso também existem muitos restaurantes de frutos do mar neste local. Neste canto da praia pode-se fazer mergulho submarino próximo as pedras.

Entre os atrativos encontrados na região estão as dunas, a Lagoa de Itaipu, além do caminho ecológico do Morro das Andorinhas, do Parque Estadual da Serra da Tiririca.